Cervejas Grolsch engarrafadas (reprodução) e um copo da bebida (PM)
A Asahi Breweries informou, na sexta-feira (13), que foi encontrada um aditivo cujo uso não é permitido no Japão, na matéria-prima (extrato de lúpulo Rho) usada na fabricação da cerveja holandesa Grolsch Premium Lager, desde 1615, a qual é importada e vendida pela companhia de bebidas japonesa.
Publicidade
Este aditivo não permanece na matéria-prima (extrato de lúpulo) nem no produto final, na cerveja, mas quando perguntou ao centro de saúde pública competente sobre a sua interpretação nos termos da Lei de Saneamento Alimentar, foi dito: “Esta é uma (suspeita) violação do Artigo 12 da Lei de Saneamento de Alimentos”.
Portanto, a Asahi iniciou o recall voluntariamente, ao mesmo tempo em que pede sinceras desculpas pelo inconveniente.
No comunicado do recall, a Asahi Breweries pede que quem tenha adquirido essa cerveja, entre em contato para o reembolso.
Ela esclarece que o uso do extrato de lúpulo Rho é aprovado nos Estados Unidos, Europa e em outros países e que é normalmente distribuída no exterior. Além disso, até o momento, não recebeu nenhuma reclamação de danos à saúde, nem no Japão nem no exterior.
O nome da cerveja em questão é Grolsch Premium Lager, de garrafa de 330ml e Grolsch Premium Lager, garrafa de 450ml. A garrafa de 450ml foi descontinuada em setembro de 2024, mas está sujeita à coleta.
São aproximadamente 7,5 mil caixas despachadas entre janeiro de 2023 a 12 de dezembro de 2024.
Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone de ligação gratuita: 0120-500-341.
O horário do atendimento é das 10h às 16h nos dias úteis, exceto no período de 27 de dezembro a 5 de janeiro de 2025, feriado.
Grolsch Premium Lager, de 330ml e de 450ml (reprodução)
Fonte: divulgação