Órgãos reguladores federais soaram o alarme para ovos recolhidos que estavam sendo vendidos em lojas do Costco nos EUA por possível exposição à salmonela, reclassificando o produto alvo para seu nível de risco mais alto.
A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) anunciou em 27 de novembro que a Handsome Brook Farms de Nova Iorque havia recolhido voluntariamente cerca de 10,8 mil unidades de ovos orgânicos em embalagens de 24 vendidos sob a marca Kirkland Signature.
Em uma atualização de aviso em 21 de dezembro, a FDA reclassificou o recall para Classe I, o que ela chama de “probabilidade razoável que o uso ou exposição a um produto violatório causará graves consequências à saúde ou morte”.
Os ovos Kirkland Signature Organic Pasture Raised foram distribuídos em 25 lojas do Costco nos estados do Alabama, Geórgia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Tennessee com início em 22 de novembro de 2024.
Quando o recall foi anunciado no mês passado, nenhuma doença havia sido reportada ainda.
As embalagens dos ovos têm um código universal de produto (UPC) de 9661910680 e data de validade de 5 de janeiro de 2025.
De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), pode levar várias semanas para que uma doença seja identificada como parte de um surto alimentar.
Sintomas de salmonela incluem diarreia, febre e cólicas estomacais. A maioria das pessoas se recupera dentro de 1 semana, embora a infecção possa ser grave em crianças pequenas, em idosos com idade igual ou superior a 65 anos ou pessoas com sistemas imunes enfraquecidos.
Clientes que compraram os ovos devem devolvê-los ao Costco para reembolso total, disse a FDA.
O CDC estima que a salmonela cause 1,35 milhão de infecções nos EUA a cada ano.
Fonte: NBC News