Segundo a pesquisa, óleos como os de girassol, semente de uva, canola e milho podem desencadear inflamação crônica no corpo (ilustrativa/banco de imagens)
Óleos de cozinha populares utilizados em dietas ocidentais ultraprocessadas podem estar causando um aumento nos casos de câncer de cólon, mostrou um estudo liderado pelo governo dos EUA.
Publicidade
Segundo a pesquisa, óleos como os de girassol, semente de uva, canola e milho podem desencadear inflamação crônica no corpo.
Até agora, evidência que liga óleo de cozinha a câncer de cólon tem sido inconclusiva.
Entretanto, o estudo americano recente identificou óleos de semente como o possível fator contribuinte quando eles examinaram tumores de mais de 80 pessoas com câncer de cólon, entre 30 e 85 anos.
Os tumores mostraram níveis aumentados de lipídios bioativos, que são pequenas moléculas oleosas produzidas quando o corpo metaboliza óleos de sementes, comparados com gorduras mais saudáveis, de acordo com o estudo publicado no jornal Gut.
Assim como aumenta a inflamação, lipídios bioativos impedem o processo natural de cicatrização do corpo e promovem o crescimento do tumor.
Óleos ricos em ácidos gordos ômega-3, encontrados em abacates e azeites, são uma alternativa mais saudável, disseram pesquisadores.
O médico e cientista renomado, o Dr. Timothy Yeatman, disse que as descobertas enfatizaram uma necessidade urgente de reavalaiar partes da dieta ocidental, incluindo açúcares adicionados, gorduras saturadas, alimentos ultraprocessados, químicas e óleos de sementes inflamatórios.
“É sabido que pacientes com dietas não saudáveis têm inflamação aumentada em seus corpos”, disse Yeatman, que também é diretor do centro associado para Pesquisa Translacional e Inovação no Instituto do Câncer TGH.
“Vemos agora essa inflamação nos tumores de cólon em si, e o câncer é como uma ferida crônica que não vai se curar – se seu corpo está vivendo de alimentos ultraprocessados diariamente, sua habilidade de curar aquela ferida diminui devido à inflamação e supressão do sistema imune que definitivamente permite que o câncer cresça”.
Contudo, principais instituições de saúde dos EUA esclareceram que consumir quantidades moderadas de óleos de sementes como parte de uma dieta balanceada não mostrou ser causa de câncer.
O câncer de cólon, também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, é um tumor que se desenvolve no intestino grosso, no cólon e no reto.
Fonte: The Independent