
Prédio da estação de Tóquio (banco de imagens)
Tóquio manteve o terceiro lugar em um ranking de cidades globais divulgado por uma think tank japonesa na terça-feira (10), conservando a posição pelo nono ano consecutivo.
A capital japonesa ficou atrás de Londres, na Inglaterra, e de Nova Iorque, nos EUA, que se encontram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, no 2024 Global Power City Index do Instituto para Estratégias Urbanas do Mori Memorial Foundation.
As 5 principais cidades mantiveram posições inalteradas em comparação ao ano passado, com Paris, na França, e Singapura em quarto e quintos lugares.
O ranking anual avalia compreensivamente 48 cidades principais cidades no mundo, usando um total de 70 indicadores em 6 categorias: cultura e intercâmbio, economia, pesquisa e desenvolvimento, habitabilidade, ambiente e acessibilidade.
A pontuação total de Tóquio aumentou em comparação ao ano passado, estreitando a lacuna com Nova Iorque.
Refletindo um aumento no número de visitantes do exterior graças a uma desvalorização do iene, Tóquio subiu para o terceiro lugar em cultura e intercâmbio.
Enquanto isso, a cidade japonesa se manteve na 10ª posição para economia, devido a salários relativamente baixos e consumo lento em meio a um iene mais fraco e inflação.
Fonte: Nippon