Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Ano de 2025 será o mais perigoso em relação à geopolítica desde a Guerra Fria

| Notícias do Mundo

O risco número 1 do ano será com a chegada do mundo G-Zero, onde ‘pessoas em todos os lugares estão enfrentando instabilidade geopolítica aumentada conduzida pela falta de liderança global’.

Unigran Japan 2026
geopolitica 7 jan 2025 destaque

O Grupo Eurásia divulgou seu relatório anual Top Risks 2025 em 6 de janeiro (ilustrativa/banco de imagens)

Uma empresa de consultoria nos EUA alerta que 2025 será o ano mais geopoliticamente perigoso desde o início da Guerra Fria.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O Grupo Eurásia divulgou seu relatório anual Top Risks 2025 (Principais Riscos 2025) na segunda-feira (6). O relatório foi coescrito pelo presidente do grupo, Iam Bremmer.

Bremmer citou que o risco número 1 do ano será com a chegada do mundo G-Zero, onde “pessoas em todos os lugares estão enfrentando instabilidade geopolítica aumentada conduzida pela falta de liderança global”.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Ele disse, “Como resultado, entramos em um período unicamente perigoso da história mundial similar apenas aos anos 1930 e o início da Guerra Fria”.

Bremmer apontou em uma entrevista online que os EUA são o país mais poderoso do mundo, mas ele disse que a administração iminente do presidente eleito Donald Trump “é orientada em direção ao unilateralismo no estágio global”.

Ele disse que será uma “abordagem muito mais transacional para a política estrangeira” e que “multilateralismo liderado pelos EUA e suporte para essas instituições globais e Estado de direito” serão renunciados.

Em relação à China, Bremmer disse que o país está “focado muito mais internamente” e indicou que inevitavelmente terá que se concentrar em questões econômicas e nacionais.

Outros riscos incluem aqueles relacionados ao retorno de Trump à presidência dos EUA, denominado no relatório como a “Rule of Don” e o “colapso entre EUA e China”, e preocupações em relação à Rússia, Irã e inteligência artificial.

Fonte: NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo