Uma empresa de consultoria nos EUA alerta que 2025 será o ano mais geopoliticamente perigoso desde o início da Guerra Fria.
O Grupo Eurásia divulgou seu relatório anual Top Risks 2025 (Principais Riscos 2025) na segunda-feira (6). O relatório foi coescrito pelo presidente do grupo, Iam Bremmer.
Bremmer citou que o risco número 1 do ano será com a chegada do mundo G-Zero, onde “pessoas em todos os lugares estão enfrentando instabilidade geopolítica aumentada conduzida pela falta de liderança global”.
Ele disse, “Como resultado, entramos em um período unicamente perigoso da história mundial similar apenas aos anos 1930 e o início da Guerra Fria”.
Bremmer apontou em uma entrevista online que os EUA são o país mais poderoso do mundo, mas ele disse que a administração iminente do presidente eleito Donald Trump “é orientada em direção ao unilateralismo no estágio global”.
Ele disse que será uma “abordagem muito mais transacional para a política estrangeira” e que “multilateralismo liderado pelos EUA e suporte para essas instituições globais e Estado de direito” serão renunciados.
Em relação à China, Bremmer disse que o país está “focado muito mais internamente” e indicou que inevitavelmente terá que se concentrar em questões econômicas e nacionais.
Outros riscos incluem aqueles relacionados ao retorno de Trump à presidência dos EUA, denominado no relatório como a “Rule of Don” e o “colapso entre EUA e China”, e preocupações em relação à Rússia, Irã e inteligência artificial.
Fonte: NHK