Segundo reportagem do site Bloomberg na segunda-feira (13), autoridades na China estão em negociações preliminares sobre uma opção em potencial de vender as operações do TikTok nos EUA para o bilionário Elon Musk, se o app de vídeos curtos não conseguir evitar uma proibição iminente.
Autoridades em Pequim preferem que o TikTok continue sob controle da empresa matriz ByteDance, de acordo com a reportagem, citando fontes.
As operações do TikTok nos EUA poderiam ser vendidas através de um processo competitivo ou um acordo do governo, segundo a reportagem, sugerindo que o futuro do app não está mais apenas no controle da ByteDance.
O governo da China tem uma “participação de ouro” na ByteDance, o que vários membros do Congresso dizem oferecer a ele poder sobre o TikTok.
Sob um cenário, a plataforma de mídia social X de Musk assumiria controle das operações do TikTok nos EUA e operaria o negócio junto, disse a reportagem.
Autoridades ainda precisam chegar a um consenso sobre como proceder, de acordo com o Bloomberg News.
“Não espere que comentemos sobre pura ficção”, disse um porta-voz do TikTok, respondendo à reportagem.
Continua incerto sobre o quanto a ByteDance está ciente sobre as discussões, ou do envolvimento de Musk e do TikTok, e não há informação sobre se a ByteDance, o TikTok e Musk se engajaram em quaisquer negociações em relação a um possível acordo.
Anteriormente, o TikTok disse que a participação do governo “não afeta as operações globais da ByteDance fora da China, incluindo o TikTok”.
Na semana passada, o Supremo Tribunal pareceu favorável em manter uma lei que forçaria uma venda ou proibição do TikTok nos EUA até 19 de janeiro, em relação a preocupações de segurança nacional sobre a China.
Fonte: Japan News Yomiuri