O ano de 2025 mal começou e as empresas japonesas começaram a se movimentar para promover os aumentos dos salários dos funcionários. Afinal, o shunto (春闘), ou traduzido livremente como “batalha da primavera”, está se aproximando. Esse termo se refere aos pedidos de aumento salarial ou reajustes espontâneos das empresas a partir do novo ano fiscal que começa em abril, na primavera.
O tema “aumentos salariais” é muito importante para a economia do Japão, especialmente neste ano fiscal. Por isso, o Ministro da Economia, Comércio e Indústria, Yoji Muto, enfatizou essa pauta na reunião realizada na quarta-feira (8). “Este ano é um ponto de virada crucial para estabelecer o movimento nos aumentos salariais e alcançar patamares sustentáveis”, declarou.
Aumentos de salários oferecidos pelas grandes empresas
Os empresários estão em discussão sobre essa pauta. Será que conseguirão promover os mesmos aumentos do ano de 2024?
“Estamos otimistas”, declarou a presidente da DeNA, Tomoko Namba.
“Inicialmente, vamos aumentar em 7% em relação ao ano passado”, disse o presidente da Suntory Holdings, Takeshi Niinami.
“Estamos nos aproximando rapidamente de uma era em que teremos dificuldades para garantir e desenvolver recursos humanos”, analisou o presidente da Sumitomo Mitsui Banking Corporation, Akihiro Fukudome.
“De fato, o banco decidiu aumentar o salário inicial para graduados universitários que ingressarão na instituição em abril, em 15%, para 300 mil ienes. Esta é a primeira vez que um grande banco chega a essa faixa”, explicou um porta-voz do Sumitomo Mitsui Banking Corporation.
Em relação à Uniqlo, o presidente da Fast Retailing, Tadashi Yanai, declarou que “revisaremos continuamente nossa estrutura organizacional, incluindo a remuneração, para promover um ciclo virtuoso de crescimento e aumentos salariais“.
O salário inicial para os que ingressarão na Uniqlo este ano será de 330 mil ienes, um aumento de 10% em relação a 2024. Os demais funcionários terão um aumento de 11%.
Espera-se que as pequenas e médias empresas do Japão acompanhem as decisões da “batalha da primavera” (shunto), um fator importante para os trabalhadores e para a economia como um todo.
Fonte: JNN