Rara borboleta voa 3.000 Km do Japão a Hong Kong em recorde migratório

A borboleta-tigre-castanha foi encontrada em Repulse Bay por um pesquisador de Hong Kong após ser solta em Fukushima há 4 meses.

Um borboleta-tigre-castanha, ou Parantica sita (ilustrativa/banco de imagens)

Pesquisadores em Hong Kong descobriram que uma rara borboleta voou 3 mil quilômetros do Japão, estabelecendo um novo recorde para a mais longa migração registrada para a espécie.

Publicidade

A borboleta-tigre-castanha, ou Parantica sita, que pertence ao grupo danaide, foi encontrada em Repulse Bay por Ling Yuet-fung, um membro de pós-doutorado na Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Hong Kong, em 21 de dezembro de 2024.

Uma tag em sua asa levava caracteres japoneses e a data de 18 de agosto, indicando que ela havia sido identificada e solta em Fukushima 4 meses antes, disse um porta-voz da universidade na quinta-feira (2).

Usando adesivos com marcas de URL nas asas da borboleta, Ling junto com Timothy Bonebrake e Emily Jones do projeto Danaid Butterfly Research da escola, conseguiram entrar em contato com Masayoshi Shimizu e Hiroki Takizawa do Japão que marcaram e soltaram o inseto.

A borboleta-tigre-castanha adulta macho tinha pelo menos 124 dias de vida e havia viajado mais de 3 mil quilômetros, estabelecendo um recorde para a migração mais longa conhecida da espécie.

“É uma façanha surpreendente. Para um pequeno inseto como esse voar mais de 3 mil quilômetros e fazer isso por mais de 100 dias simplesmente mostra a capacidade fisiológica dessas criaturas”, disse Bonebrake.

Ling soltou a borboleta de volta à vida selvagem após registrar seus dados.

Entretanto, continua incerto se Hong Kong foi seu destino final.

A espécie é bem conhecida por migrações de longa distância e marcar ou identificar suas asas oferece dados sobre seus movimentos, incluindo distância viajada, caminho de jornada e período de vida, disse um porta-voz da universidade.

O recorde anterior foi estabelecido em 2011, envolvendo uma borboleta-tigre-castanha que voou cerca de 2.423Km do Japão para Hong Kong e viveu 82 dias.

Fonte: SCMP

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cientistas descobrem que medicamento de hipertensão pode curar raro tumor cerebral

Publicado em 3 de janeiro de 2025, em Ásia

Embora o craniofaringioma seja um tumor benigno, ele poder causar complicações devido ao seu crescimento ao longo de estruturas nervosas críticas.

Atualmente, a principal opção de tratamento é a cirurgia, que implica altos riscos, incluindo a recorrência do tumor (ilustrativa/banco de imagens)

Cientistas chineses descobriram que um medicamento comum de hipertensão pode provar ser potente em tratar um raro, mas altamente invasivo tumor no cérebro.

Publicidade

Embora o craniofaringioma seja um tumor benigno, ele poder causar complicações devido ao seu crescimento ao longo de estruturas nervosas críticas do cérebro próximas ao hipotálamo e a glândula pituitária.

Dada sua localização, o tumor pode causar disfunção hormonal e distúrbio metabólico, como obesidade, diabetes e hipotireoidismo.

Atualmente, a principal opção de tratamento é a cirurgia, que implica altos riscos, incluindo a recorrência do tumor.

Pesquisadores da Academia Chinesa de Cientistas descobriram que um medicamento de hipertensão comum, o bensilato de anlodipino, tem efeitos potentes sobre o tumor.

No estudo, publicado no jornal Science Translational Medicine, os cientistas desenvolveram 2 modelos de ratos para replicar o craniofaringioma.

Os modelos imitaram a progressão patológica do tumor, permitindo que os cientistas estudassem as conexões entre as células nervosas do hipotálamo e das células de craniofaringioma.

Eles descobriram que ativar alguns neurônios acelerou o crescimento do tumor enquanto reduziu a atividade de célula nervosa que o inibia.

Os pesquisadores verificaram cerca de 3 mil compostos para potenciais efeitos antitumor e identificou 74 que mostraram serem promissores. Eles descobriram que o bensilato de anlodipino, um bloqueador de canal de cálcio comumente prescrito para hipertensão, é especialmente potente em suprimir o crescimento do tumor.

O perfil de segurança estabelecido do medicamento e uso disseminado poderia torná-lo um candidato importante para combater o tumor, dizem cientistas.

Eles suspeitam que o medicamento age ao bloquear sinais de cálcio que são fundamentais para a comunicação entre as células nervosas do hipotálamo e das células de tumor.

Os pesquisadores dizem que mais verificação dos efeitos do medicamento sobre o cérebro humano é necessária, incluindo uma avaliação de seus potenciais efeitos colaterais, como dores de cabeça e palpitações.

Fonte: The Independent

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão