Em 695 anos, o Japão terá apenas 1 criança se a taxa de natalidade continuar em sua trajetória atual, alertou um especialista em envelhecimento populacional.
A previsão feita por Hiroshi Yoshida, professor no Centro de Pesquisa para Antiga Economia e Sociedade da Universidade de Tohoku mostra que até 5 de janeiro de 2720 a nação teria apenas 1 criança com idade igual ou inferior a 14 anos.
Yoshida, que mantém um marcador o qual oferece uma data estimada para quando o número de crianças no país é reduzido para apenas 1, vem divulgando estimativas em todo o mês de abril desde 2012.
A simulação é calculada usando a taxa anual de declínio populacional entre crianças, com base nas diferenças entre o número em abril do ano anterior e o número atual.
A previsão mais recente, a qual considera a taxa anual de declínio de 2,3% de abril, acelera o relógio em mais de 100 anos comparada com a previsão anterior em 2023.
A taxa de nascimentos do Japão continua a vivenciar um declínio rápido
Dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde mostram a taxa de nascimentos caindo para 1.20 em 2023, a mais baixa na história.
Em Tóquio, a taxa – que se refere ao número de crianças que as mulheres devem dar à luz em suas vidas – atingiu 0.99, tornando a capital do Japão a primeira cidade na nação a ter um índice abaixo de 1.
Acredita-se que parte da razão para o declínio seja devido ao fato de que menos pessoas estão se casando. De acordo com um relatório de censo, cerca de 28% dos homens de 50 anos nunca haviam se casado, enquanto a porcentagem foi de 17,8% para mulheres.
Isso é uma queda significante quando comparada com o passado. Em 1990, o número era de 5,6% para homens e 4,3% para as mulheres.
Medidas para encorajar os jovens a se casarem
Para combater a taxa de nascimento em declínio no Japão, legisladores estão buscando várias medidas para encorajar os jovens a se casarem.
Apps de encontros são vistos como uma possível ajuda para pessoas que têm dificuldades em conhecer parceiros em potencial, com uma pesquisa no ano passado mostrando que 1 em cada 4 casais com menos de 40 anos que se casaram dentro do último ano haviam se conhecido através de tais apps.
No ano passado, o governo metropolitano até lançou seu próprio app de relacionamentos na esperança de oferecer aos residentes de Tóquio uma ferramenta para fazê-los avançar em direção ao matrimônio.
Fonte: Japan Times