O padrão de inverno de alta pressão no oeste e baixa pressão no leste é típico nesta estação, que ocorre quando o ar frio da China continental paira sobre o arquipélago japonês como um anticiclone, com vento, chuva e neve.
A partir de terça-feira (7) esse padrão volta ao país, quando são esperadas chuvas e neve, especialmente nas regiões Tohoku e Hokuriku. Há muitos lugares onde o vento é gelado. Ademais, fica a preocupação da ocorrência de avalanches quando chove.
No entanto, na faixa entre Kanto e Kansai a temperatura parece estar mais alta, com o calor do sol, na terça-feira.
Vento e volta da neve até nas planícies
O ar mais frio do inverno está previsto para chegar entre quarta-feira (8) e sexta-feira (10).
As províncias de Shimane e Tottori poderão ter queda de neve na quinta-feira (9), com possibilidade de acúmulo de 10 centímetros nas planícies, com baixa temperatura.
Só para ter uma ideia, na cidade de Matsue (Shimane) a previsão é de máxima de 6ºC na quarta, 3ºC na quinta e 4ºC na sexta-feira. A região Hokuriku também deverá ficar com a paisagem branca depois da chuva, portanto a partir de quarta ou quinta-feira.
Poderá nevar inclusive em Nagoia (Aichi), na sexta-feira, pois a mínima prevista é de -2ºC, na sexta-feira.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) alerta que, dependendo do grau do ar frio, há risco de condições climáticas severas, incluindo neve forte e ondas altas, em nível de alerta até sábado (11).
Fontes: JNN e WeatherMap