Arroz: governo toma medidas e liberará 210 mil toneladas

Se existem 210 mil toneladas de arroz para o governo liberar do estoque, onde está esse alimento considerado escasso e caro? Entenda.

Tigela de arroz (PM)

Como o aumento anormal nos preços do arroz continua, o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF) anunciou, na sexta-feira (14), que liberará 210 mil toneladas desse cereal estocado. A previsão é que essa quantidade passe a ficar disponível nas lojas e supermercados no final do mês que vem, mas e o preço, vai cair?

Publicidade

Até maio do ano passado, o arroz da variedade Koshihikari custava cerca de 2,4 mil ienes por uma saco de 5 kg, mas no mês passado ultrapassou a casa dos 4 mil ienes.

Equivale a 3,2 bilhões de tigelas desse alimento

Esta será a primeira vez que o governo libera uma grande quantidade estocada para facilitar a distribuição suave desse alimento. Foi anunciado que cerca de 20% de 1 milhão de toneladas estocadas no país, o equivalente a 3,2 bilhões de tigelas de arroz, serão colocadas no mercado. 

O que está estocado será vendido por meio de licitação, com 150 mil toneladas sendo liberadas na primeira parcela, e a quantidade a ser liberada a partir da segunda vez será determinada com base em uma investigação sobre a situação da distribuição. O arroz a ser submetido à licitação é o produzido principalmente em 2024, mas também incluirá parte de 2023. Para limitar o impacto de longo prazo nos preços, o governo, em princípio, será obrigado a recomprar a mesma quantidade desse cereal dos coletores que o venderam em um ano.

Se houve aumento da produção, onde está esse excedente?

Arroz no ponto de colheita (PM)

De acordo com o MAFF, estima-se que a quantidade desse cereal colhido no ano passado tenha aumentado em 180 mil toneladas em relação ao ano anterior, mas a quantidade comprada de agricultores por agentes de coleta como a JA, foi 210 mil toneladas menos que no ano anterior.

No ano passado, quando ele ficou escasso, o MAFF foi cauteloso sobre liberar o estocado, prevendo que os preços se estabilizariam em um certo nível assim que o novo arroz começasse a ser amplamente distribuído. No entanto, como o aumento dos preços atingiu duramente os orçamentos familiares, o governo mudou sua política e decidiu liberar o estoque.

Especulação com o preço do arroz?

“Acho que agora está claro que o aumento nos preços do arroz é especulativo e um ‘jogo de dinheiro’. Desta vez, parece que até mesmo pessoas que nunca mexeram com esse cereal antes estão envolvidas”, declarou o ministro.

Alimento indispensável do povo japonês (PM)

“Em outras palavras, existe a possibilidade de que comerciantes que normalmente não negociam com esse cereal estejam entrando no mercado na tentativa de obter lucro rápido e estejam procurando o momento certo para vender”, analisou o ministro.

Preços deverão estabilizar

De acordo com Yuko Hayashida, pesquisadora do Instituto Regional de Pesquisa Econômica, que realiza pesquisas e análises sobre distribuição e vida do consumidor, os preços provavelmente se estabilizarão após a liberação dos estoques de arroz em março, à medida que a quantidade aumentará nas prateleiras das lojas e supermercados.

Fontes: NHK, JNN e NTV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Outra vítima do tráfico humano é resgatada, um adolescente japonês

Publicado em 17 de fevereiro de 2025, em Ásia

Um adolescente japonês foi resgatado pelas autoridades da Tailândia, na fronteira com Mianmar, visto como vítima do tráfico humano.

Cidade de Mae Sot, onde o adolescente japonês foi resgatado (arquivo da NHK)

Mais uma vítima do tráfico humano da organização criminosa baseada no Mianmar foi resgatada pelas autoridades tailandesas, segundo informações de sábado (15).

Publicidade

Trata-se de um adolescente de 16 anos que teria sido recrutado e forçado ao “trabalho” de fraudes em um desses centros criminosos em Mianmar.

As autoridades tailandesas o resgataram na cidade de Mae Sot, na fronteira com Mianmar, em 12 deste mês. Teria explicado que viu aproximadamente 10 pessoas, supostamente japonesas, nesse local.

Confirmação de ter sido vítima do tráfico humano

Segundo as autoridades da Tailândia, a investigação continua, pois o garoto deve ter sido envolvido por um grupo chinês que tem como alvo os japoneses. Depois de conversar com ele, as autoridades locais determinaram que ele é vítima de tráfico humano, no qual as pessoas são forçadas a cometer crimes por meio de violência e intimidação, e atualmente estão investigando os detalhes de como ele foi parar em Mianmar.

Japonês é preso, suspeito de recrutar compatriotas

No mês passado um adolescente japonês de 17 anos foi resgatado na fronteira.

Um outro cidadão nipônico, de 29 anos, foi preso pelas autoridades tailandesas como suspeito de recrutar e levar os jovens para Mianmar, a fim de obrigá-los a “trabalhar” em um centro de fraudes.

Na área de fronteira entre Mianmar e Tailândia, houve uma série de casos em que estrangeiros foram enganados e levados para centros criminosos, onde foram forçados a cometer fraudes.

Em 12 deste mês, um grupo gigantesco de mais de 260 pessoas foi socorrido pelas autoridades da Tailândia e entre elas estavam 2 brasileiros, todas consideradas vítimas do tráfico humano.

Fontes: FNN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão