Frio congelante, incomum para a época, e outra nevasca

Até o próximo feriado, a previsão indica frio congelante, especialmente para Nagoia, além de nevasca de novo, em ampla área.

Foto ilustrativa de mulher retirando camada de neve do vidro do carro (PM)

Vem frio congelante de novo. O alívio das baixas temperaturas no fim de semana foi temporário, pois a nova previsão indica que vem aí uma outra onda de frio intenso, incomum para a segunda quinzena de fevereiro, além de outra nevasca, podendo estragar o próximo feriado na segunda-feira (24), aniversário do Imperador no dia anterior.

Publicidade

No fim de semana, Tóquio (16ºC) e Sendai tiveram o mesmo nível de temperaturas daquelas registradas no início de abril. Mas, o quadro mudou.

A partir de terça-feira (18) há previsão de que a temperatura mínima chegue a cerca de -9 graus Celsius em diversos pontos do país, nos locais mais elevados, de leste a oeste. Essa temperatura é mais baixa do que a média do pico do inverno, com diferenças que podem variar de 4 a 10 graus Celsius a menos. Em alguns lugares, a onda de frio pode ser comparável à que ocorreu no início deste mês.

A cidade de Nagoia (Aichi) deverá amargar mínimas que chegam a -2ºC e máxima de 5ºC. Mas, é mais ameno do que em Sapporo (Hokkaido), cuja máxima durante o dia deverá ser de -1ºC, enquanto na calada da noite deverá cair para -5ºC, marcando um frio congelante.

Temperaturas mínimas em Nagoia variam entre 0 e -2ºC (WeatherNews)

Na segunda quinzena de fevereiro seria uma boa época para começar a sentir o clima primaveril, mas a semana será marcada por um clima extremamente frio, sendo que a sensação térmica tende a piorar por causa dos ventos frios que sopram do nordeste.    

Frio congelante e nevasca de novo?

De Niigata a Hokkaido está prevista outra nevasca, a nível de alerta, até quarta-feira (19).

Em relação à região Hokuriku, há previsão de nevasca, podendo ser classificada como pesada, entre terça a quarta-feira (19).

Locais em branco significam neve, incluindo Aichi e parte de Mie, e em rosa nevasca (JNN)

Entre 19 e 27, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) prevê frio intenso desde Okinawa a Kanto, ou seja, metade do país. A variação da temperatura poderá chegar a 2,7ºC a menos do que o período considerado normal, em Hokuriku, Kyushu, Kanto-Koshin, Tokai, Kinki, Shikoku, Okinawa e Chugoku. 

Em relação à neve, prevê-se queda de grande quantidade, incomum para a época:

  • San’in (Tottori e Shimane): 311% a mais
  • Kinki e costa do Mar do Japão: 308% a mais
  • Hokuriku: 237% a mais
  • Áreas montanhosas de Gifu: 219% a mais
  • Norte de Nagano e de Gunma: 188% a mais
  • Costa de Tohoku: 182% a mais

Cuidados com essa onda de frio congelante

A paisagem poderá ficar branca mesmo nas planícies, por isso, se precisar dirigir sob a neve procure sair preparado com os itens essenciais, verificar o mapa da queda de neve em tempo real e conferir a situação das vias expressas.

Nas províncias onde mais residem brasileiros, como Aichi, Gifu, Mie, Nagano, Gunma, Shiga, Shimane, Fukui, Ishikawa e Toyama, há que ter cuidado com o frio congelante. 

Para os pedestres, todo cuidado é pouco nas calçadas escorregadias.

Em casa, verifique se a água do encanamento não congelou e cuidado com as repentinas quedas de energia por causa do acúmulo de neve que costuma romper os cabos.  

E também, cuide de seu corpo, dormindo bem e se alimentando de forma nutritiva para não deixar abalar o sistema imune.

Previsão até o feriado (WeatherNews)

Fontes: WeatherNews e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Acidente laboral fere 2 vietnamitas em uma demolição em Gifu

Publicado em 17 de fevereiro de 2025, em Acidentes

Uma placa de concreto caiu sobre os trabalhadores vietnamitas no local da demolição na cidade de Gifu.

Policiais e bombeiros no local onde ocorreu o acidente (Nagoya TV)

Ocorreu um acidente laboral com o desabamento da parede externa do antigo edifício Nagasakiya, situado na área comercial de Yanagase na cidade de Gifu (província homônima), uma demolição, ferindo dois trabalhadores.

Publicidade

O acidente laboral ocorreu por volta das 16h20 de sexta-feira (14), e logo depois os bombeiros foram chamados, pois um dos trabalhadores ficou com a perna presa.

Dois trabalhadores vietnamitas, de 24 e 29 anos, que estavam no local limpando o chão, ficaram feridos, por causa das pernas e braços imobilizados sob essas placas. Embora os ferimentos tenham sido graves, não correm risco de vida. 

No momento desse acidente laboral, 12 trabalhadores estavam no local. 

De acordo com a investigação dos bombeiros, a parede externa caída tinha aproximadamente 2 x 3 metros e estima-se que pesava cerca de 1 tonelada. Os peritos da polícia e bombeiros investigam a causa desse acidente laboral.

O prédio que estava sendo demolido foi construído em 1975 e estava desocupado desde que o supermercado Nagasakiya fechou há 23 anos, em 2002.

Paramédicos socorrendo as vítimas (cedida por telespectador da Tokai TV)

Fontes: Nagoya TV e Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão