Alergia à diferença de temperatura: o que é e o que fazer para evitá-la

Sabia que a alergia à diferença de temperatura pode ser confundida com gripe ou polinose? Veja os sintomas e o que fazer.

alfainter
alergia

Mulher com coriza (PM)

Existem vários tipos de alergias, e também a de diferença de temperatura, que é causada por uma desregulação do sistema nervoso autônomo.

Publicidade

Quando a temperatura apresenta uma diferença de 7ºC ou mais no dia, pode desencadear uma rinite, causando sintomas como coriza, congestão nasal, espirros e uma sensação de resfriado.

Embora a causa exata seja desconhecida, acredita-se geralmente que seja uma perturbação do sistema nervoso autônomo, responsável por manter a temperatura corporal constante.

Alergia e a relação com o sistema nervoso autônomo 

Homem jogando futebol e mulher em pose de ioga (PM)

O sistema nervoso autônomo (SNA) controla o metabolismo, a temperatura corporal, a frequência cardíaca, pressão arterial, entre outros, ou seja, as funções vitais do corpo, 24 horas por dia. O SNA é dividido em simpático e o parassimpático, com funções distintas.

O sistema simpático é o famoso que controla a situação de luta ou fuga, por isso controla o sistema respiratório, frequência cardíaca e outros. Portanto, funciona bem quando a pessoa movimenta ativamente o corpo.

Já o sistema parassimpático funciona bem quando a pessoa descansa bem o corpo, para explicar de forma simples.

Acredita-se que as diferenças de temperatura perturbem o SNA, impedindo que os vasos sanguíneos da mucosa nasal se contraiam e se expandam adequadamente, resultando nos sintomas de alergia à diferença de temperatura.

O que fazer para combater essa alergia

Sono e exercício (PM)

Uma das recomendações é ter uma boa noite de sono, de qualidade, para descansar de verdade.

Outro fator a ficar antenado é o estresse (perturba o SNA), o qual é maléfico. Por isso, recomenda-se movimentar o corpo, fazendo uma caminhada, exercícios na academia, ioga, dança, enfim, algo que dê prazer. Além disso, é importante ter um hobby

Para ter bons resultados, deve-se prestar atenção à alimentação, preferindo a saudável. Pode incluir o chá verde, já que o Japão oferece os melhores do mundo, e é riquíssimo em catequina e outras propriedades.

O SNA também desempenha um papel na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Quando se faz uma refeição que contém uma grande quantidade de carboidratos, seu nível de açúcar no sangue aumenta rapidamente e seu SNA reage para diminuí-lo. Essas flutuações repentinas perturbam o SNA. Por isso, uma dieta equilibrada, de proteína, fibras e carboidratos é importante. Além disso, é preciso tomar cuidado para não assustar o SNA ao comer demais (força o estômago e os intestinos) ou se sofrer indigestão.  

Os médicos dizem que quando há mudança brusca de temperatura, as clínicas recebem pacientes se queixando de coriza, garganta irritada, espirros e tosse, pensando que pegaram uma gripe (virose). Mas, em geral, é essa alergia à mudança de temperatura.

Na época em que a dispersão dos polens está forte, ainda agravada com a poeira amarela, os cuidados devem ser redobrados. Além dos cuidados da saúde do corpo, é importante manter a casa limpíssima, livre de poeira e dos ácaros. E, sobretudo, levar uma vida disciplinada e calma.

Prato com proteína e fibras, bem saudável, e o chá verde (PM)

Fontes: Nagoya TV, Taiyo Seimei e MSD

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Lula chega ao Japão com avião lotado de 100 convidados

Publicado em 25 de março de 2025, em Política

Na descida da aeronave da FAB, Lula foi bem recepcionado no Japão. O que espantou foi a quantidade de convidados que não paravam de descer.

Lula

‘Excursão’ do presidente sendo recepcionada (Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Tóquio, Japão, na segunda-feira (24) para uma visita oficial como chefe de Estado, com o objetivo de abrir o mercado japonês para a carne bovina brasileira e avançar nas negociações para um acordo comercial entre o Japão e o Mercado Comum do Sul (Mercosul), que o Brasil cofundou com Argentina, Uruguai e Paraguai.

Publicidade

Lula e a delegação de 100 pessoas, na aeronave da FAB, foi composta de 11 ministros, além dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, o ex-presidente do Senado, da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, entre outros parlamentares.

O primeiro compromisso do presidente será um encontro com o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako na terça-feira (25). Nessa noite o casal imperial oferecerá um banquete, com a presença de 110 convidados. 

Na quarta-feira (26), Lula participará do Fórum Empresarial Brasil-Japão, reunindo líderes empresariais de ambos os países. Também se encontrará com o Primeiro-Ministro Shigeru Ishiba, que oferecerá um jantar no Palácio Akasaka.

A visita de Lula a Hanoi, no Vietnã, está marcada para 28 e 29 de março.

Um post no X diz: “Carreta Furacão chegou ao Japão, enquanto a fome assola a nação”. 

Primeira-dama com semana sem agenda e ida à França a pedido de Lula

Rosângela da Silva (Janja), a primeira-dama embarcou na segunda-feira passada ao Japão, em sigilo, devidamente acompanhada de sua comitiva.

Embora tenha vindo antes para cumprir uma “agenda”, o primeiro compromisso só aconteceu no sábado (22), um encontro com mulheres brasileiras para “fazer uma escuta ativa”, segundo sua assessoria. Ela ouviu sobre o trabalho de “apoio às vítimas de violência doméstica e de gênero”, segundo a colunista Mônica Bergamo.

Depois, foi visitar o pavilhão do Brasil na Expo 2025, em Osaka.

Nas redes sociais, Janja é criticada por mais uma viagem de luxo, acompanhada de uma equipe. “Porque a Janja (NÃO É POLÍTICA) foi para o Japão 1 semana antes do presidente?”, questionou um internauta. Outro pergunta: “Qual é o cargo da Janja?”.

Porém, a primeira-dama continuará viajando, segundo a imprensa brasileira, pois irá “representar o Brasil na Cúpula Nutrição para o Crescimento N4G, que será realizada entre os dias 26 e 30 de março em Paris, na França”, segundo a Gazeta do Povo, a pedido de Lula.

Mais uma vez, tudo bancado com o dinheiro dos cofres públicos. 

“No mês passado, a viagem da primeira-dama a Roma, na Itália, com uma comitiva de 12 pessoas custou cerca de R$ 260 mil aos cofres públicos”, informou a Gazeta do Povo. 

Veja o post da chegada do Lula e sua comitiva. 

Veja os posts de alguns internautas.

Fontes: Agência Brasil, Veja, Terra e X

.
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Casa Própria no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Apartamentos para alugar no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Fujiarte - Empregos no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!