Chá verde previne influenza e alergias com suas propriedades maravilhosas

Depois de saber como o chá verde atua na prevenção da influenza, além das alergias, mais os benefícios para a saúde vai querer tomar muito mais.

Xícara de chá verde (PM)

O chá verde, uma das bebidas mais populares do Japão, tem inúmeros benefícios para a manutenção da saúde, já provadas pela ciência. A cada dia novas descobertas o tornam ainda mais atraente.

Publicidade

Em 2016 o resultado de uma pesquisa conduzida pelo Instituto Nacional do Câncer (Japão) mostrou que o hábito de beber chá verde reduz o risco de morte e leva à longevidade.

Segundo resultados das pesquisas realizadas pela Universidade Feminina de Otsuma, em Tóquio, os segredos dos vários efeitos das catequinas – família dos polifenóis – são devidos a 2 características.

Uma é a força da adsorção. Dessa maneira, se tem cárie suprime o crescimento e também ajuda a impedir que o vírus entre no corpo. Promove vitalidade na microbiota intestinal pois adere às bactérias nocivas.

A outra é uma função antioxidante no corpo, eliminando as espécies reativas de oxigênio geradas pelo estresse, raios ultravioletas, fadiga, entre outros.

A catequina atinge o pico do efeito em 1 a 2 horas depois de ingerido o chá, por isso é importante beber sempre.

A teanina presente no chá verde tem efeito relaxante, mostra a pesquisa. Tem efeito na redução do estresse e qualidade do sono. As ondas alfa (α) aparecem no eletroencefalograma após cerca de 40 minutos depois de ingerir uma solução aquosa contendo teanina.

Kafunsho, câncer e influenza

Chá verde em pó da marca Itoen (伊藤園), tem as mesmas propriedades do chá em folhas ou em saquinho e é de fácil preparo (PM)

As pesquisas realizadas no Japão mostram que a ingestão do chá verde diminui muito o risco de câncer, portanto há aumento da longevidade. A pesquisa observou as pessoas das comunidades que cultivam o chá na província de Shizuoka e que usam o que plantam e colhem como bebida diária.

Constatou-se em outra pesquisa que uma variedade do chá verde chamada de benifuuki ryokucha (べにふうき緑茶) é indicada para preparar o corpo contra a indesejada febre do feno ou polinose (kafunsho em japonês).

Quem toma o chá verde diariamente e ao longo do dia tem blindado o corpo contra essa espécie de alergia. Há várias empresas com esse chá à venda, inclusive em cápsulas. A pesquisadora sobre esse chá recomenda começar a ingesta para se prevenir da polinose, antes da dispersão dos pólens.

Como tomar o chá verde para se blindar contra gripe ou influenza e polinose

Dê preferência ao chá verde em folhas, em saquinho ou em pó (PM)

Para quem quer se prevenir contra gripe e influenza um professor da Universidade de Shizuoka recomenda beber o chá, mesmo que seja em goles, frequentemente durante o dia. Não se deve beber bastante em poucas vezes.

Ele explica o mecanismo do vírus. Com o contágio entra no corpo cerca de 20 a 30 minutos depois, por isso a ingestão frequente ajuda no combate.

A catequina aumenta quando o chá é preparado e mantido quente. Se não puder levar uma garrafa térmica com a bebida para o trabalho ou se acabar quando estiver fora pode comprar o chá em garrafa pet. Melhor do que não beber. E tanto faz se é quente ou gelado.

Mas tem um detalhe importante. O açúcar pode causar o aumento de bactérias na boca, portanto, recomenda-se preparar e beber o chá sem açúcar.

Renda-se a ele e tenha mais saúde!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Caminhar diariamente é maravilhoso, mas a ciência aponta 5 benefícios surpreendentes

Publicado em 4 de março de 2023, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Mantenha-se saudável e feliz com uma caminhada diária: o exercício físico de graça traz grandes benefícios para o corpo e para a mente.

Caminhada dentro da natureza com tênis e roupa adequada (RawPixel)

O ser humano caminha desde mais ou menos 1 ano de idade e é um movimento óbvio. Mas essa ação simples, agora está sendo apresentada como “a coisa mais próxima que temos de uma droga maravilhosa”, segundo o dr. Thomas Frieden, então diretor dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, uma renomada agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, com sede em Georgia.

Publicidade

Segundo uma publicação da outra renomada instituição, Harvard, “caminhar, em particular, traz uma série de benefícios. Aqui está uma lista de cinco que podem surpreendê-lo”. Veja cada um dos benefícios.

  1. Neutraliza os efeitos dos genes promotores de peso. Os pesquisadores da Harvard analisaram 32 genes que promovem a obesidade em mais de 12 mil pessoas para determinar o quanto esses genes realmente contribuem para o peso corporal. Então, descobriram que, entre os participantes do estudo, que caminharam rapidamente por cerca de uma hora por dia, os efeitos desses genes foram reduzidos pela metade.
  2. Ajuda a domar a vontade por um chocolate. Vários estudos da Universidade de Exeter, ou Excom, da Inglaterra, descobriram que uma caminhada de 15 minutos pode reduzir o desejo por chocolate e até mesmo reduzir a quantidade dessas barrinhas que as pessoas comem em situações estressantes. E as pesquisas mais recentes confirmam que caminhar pode reduzir os desejos e a ingesta de uma variedade de lanches açucarados.
  3. Reduz o risco de desenvolver câncer de mama. Os pesquisadores já sabem que qualquer tipo de atividade física diminui o risco de câncer de mama. Mas um estudo da American Cancer Society que se concentrou na caminhada descobriu que as mulheres que caminhavam 7 ou mais horas por semana tinham um risco 14% menor de câncer de mama do que aquelas que caminhavam três horas ou menos por semana. E caminhar forneceu essa proteção mesmo para as mulheres com fatores de risco de câncer de mama, como excesso de peso ou uso de hormônios suplementares.
  4. Alivia dores nas articulações. Vários estudos descobriram que caminhar reduz a dor relacionada à artrite e que caminhar de 8 a 9 quilômetros por semana pode até prevenir a formação de artrite em primeiro lugar. Caminhar protege as articulações – especialmente dos joelhos e dos quadris, que são mais suscetíveis à osteoartrite – lubrificando-as e fortalecendo os músculos que as sustentam.
  5. Aumenta a função imunológica. Caminhar pode ajudar a proteger as pessoas durante a temporada de gripes e resfriados. Um estudo com mais de mil homens e mulheres descobriu que aqueles que caminhavam pelo menos 20 minutos por dia, pelo menos 5 dias por semana, tinham 43% menos dias doentes do que aqueles que se exercitavam uma vez por semana ou menos. E se eles ficaram doentes, foi por um período mais curto e seus sintomas foram mais leves.

Caminhada à noite (Flickr)

Mas, os benefícios vão além do físico. Caminhar também é uma ótima maneira de melhorar a saúde mental. Pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor, reduzir a ansiedade e aumentar os níveis de energia. Além disso, pode ajudar a aumentar sua criatividade e melhorar sua concentração. Dá até para fazer meditação caminhando.

Recomendações para fazer caminhadas eficientes

Depois dessas descobertas ficou com vontade de caminhar? Se a resposta é sim, a Mayo Clinic, nos Estados Unidos, uma instituição não governamental especializada em pesquisas da área da saúde e medicina, altamente renomada, faz as recomendações.

  1. Roupa e tênis adequados: os calçados devem ter o arco adequado, calcanhar firme e solas grossas mas flexíveis para amortecer os pés e absorver os choques. As roupas devem ser confortáveis e adequadas a cada estação, de tecidos que absorvam a umidade. Use protetor solar, chapéu e óculos de sol se for sair durante o dia.
  2. Pedômetro: é opcional. Ele tanto pode ser aqueles que vão na cintura para contar os passos como pode ser o app instalado no smartphone que leva enquanto caminha. É uma forma de medir sua performance diária e se manter motivado a continuar.
  3. Percurso: escolha um curso com cuidado se for caminhar ao ar livre, evitando caminhos com calçadas rachadas, buracos, galhos ou grama irregular.  Se o tempo não estiver adequado, como em dias de chuva ou neve, pode caminhar dentro de um shopping center. Não precisa arrumar uma desculpa.
  4. Aquecimento: caminhe lentamente por 5 a 10 minutos para aquecer os músculos e preparar o corpo para o exercício. 
  5. Esfriamento: no final da caminhada, caminhe lentamente por cinco a 10 minutos para ajudar a esfriar os músculos.
  6. Alongamento: A dúvida de boa parte das pessoas é se o alongamento deve ser feito antes ou depois. A resposta é: depois de esfriar, alongue suavemente os músculos, portanto, é preferível que seja depois da caminhada. 

Roupas adequadas, tênis e alongamento (Public Domain Pictures)

Mantenha-se motivado para caminhar

Para começar, um programa de caminhada exige iniciativa. Continuar exige comprometimento. Veja as dicas da Mayo Clinic:

  1. Prepare-se para o sucesso: comece com um objetivo simples, como 5 a 10 minutos durante o horário do almoço. Quando se tornar um hábito, estabeleça uma nova meta como “vou caminhar 20 minutos depois do trabalho”.    
  2. Encontre horários específicos para a caminhada. Em breve poderá alcançar objetivos que antes pareciam impossíveis.
  3. Torne a caminhada agradável: se você não gosta de andar sozinho, peça a um amigo ou vizinho para acompanhá-lo. Pode escolher ouvir música enquanto caminha.  
  4. Varie sua rotina: se você caminhar ao ar livre, planeje vários cursos diferentes para se motivar. Se você costuma caminhar em seu bairro, considere caminhar em algum lugar novo, como em um parque que ainda não conhece. Tente fazer rotas com subidas ou escadas conforme você se acostuma a andar mais. Ou caminhe mais rápido por alguns minutos e depois diminua a velocidade por alguns minutos e repita o ciclo. Se você estiver andando sozinho, diga a alguém qual rota você está fazendo. Caminhe em locais seguros e bem iluminados.
  5. Não desista nunca: se perceber que está pulando suas caminhadas diárias, não desista. Lembre-se do seu bem-estar ao incluir atividade física em sua rotina diária e, em seguida, volte.

Depois de dar o primeiro passo, você estará a caminho de um destino importante – uma saúde melhor.

Ótima caminhada hoje e sempre!

Fontes: Harvard e Mayo Clinic

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!