Bolsas despencam nos EUA e Japão, e dólar enfraquece

A bolsa americana despencou na terça-feira, causando desconforto no mercado, ainda mais com a possibilidade de uma recessão econômica.

bolsa

Índice Nikkei na terça-feira (ANN)

Após o pior declínio desde 2009 na Bolsa de Valores de Nova Iorque, Estados Unidos, de 3,6% de queda no índice Dow Jones e 11% na Nasdaq, na terça-feira (11), o índice Nikkei (Japão) começou a ser negociado com queda de mais de 400 ienes em relação ao dia anterior (10). A queda chegou a ultrapassar mil ienes.

Publicidade

Essa foi a primeira vez em cerca de 6 meses, desde setembro do ano passado, que o preço caiu abaixo de 36 mil ienes durante o horário de negociação no Japão.

A tensão tarifária imposta pelo governo Trump acelerou a queda das bolsas de valores nos Estados Unidos e na Ásia. 

A China impôs tarifas retaliatórias sobre produtos agrícolas importados dos Estados Unidos, levantando preocupações sobre uma crise econômica devido à guerra comercial entre os dois países.

Os três principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos sofreram suas maiores quedas neste ano. Em parte foi porque o presidente Trump não negou a possibilidade de uma recessão econômica neste ano.

Isso também provavelmente se deve à tendência de valorização da moeda japonesa, com a taxa de câmbio em 146 ienes por dólar

E a bolsa no Brasil?

Dólares x reais (PM)

Além dos Estados Unidos e Ásia, a bolsa brasileira também teve recuo na terça-feira e o dólar comercial está na casa dos 5,82 reais

No começo da tarde de terça-feira, o câmbio estava em 25,11 ienes por real, levemente vantajoso para a moeda brasileira em comparação ao dia anterior.

Fontes: ANN, Investing e Kabutan

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ucrânia concorda com Estados Unidos para cessar-fogo

Publicado em 12 de março de 2025, em Notícias do Mundo

A Ucrânia concordou no cessar-fogo de 30 dias, agora falta Putin ceder e dar um fim a essa guerra.

À esq. Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA na Arábia Saudita (The Guardian)

Os Estados Unidos e a Ucrânia emitiram uma declaração conjunta, na quarta-feira (12) de manhã, no horário do Japão, dizendo que Kiev está pronta para concordar com uma proposta de cessar-fogo de 30 dias, que agora vai para a Rússia para aprovação.

Publicidade

A declaração conjunta também diz que os Estados Unidos retomarão imediatamente a assistência de segurança e o compartilhamento de inteligência com a Ucrânia, após uma pausa pelas tensões entre os líderes dos dois países, Donald Trump e Volodymyr Zelensky.

Os líderes europeus saudaram o anúncio como um “avanço” que poderia ajudar a encerrar a guerra da Rússia na Ucrânia.

A Rússia, no entanto, alertou anteriormente que não aceitaria um cessar-fogo temporário, por medo de que a Ucrânia pudesse se rearmar. 

“Agora temos que ir para a Rússia e espero que o presidente Putin concorde com isso também. E podemos colocar esse show na estrada”, disse ele. Trump acrescentou que se a Rússia se recusar, a guerra continuará, levando a mais perdas de vidas.

Trump confirmou que autoridades do seu país se encontrariam com representantes russos nos próximos dias para discutir o cessar-fogo. Ele também indicou que espera falar com Putin no final desta semana, enfatizando: “É preciso dois para dançar tango”.

As autoridades se reuniram por várias horas na terça-feira em Jeddah, na Arábia Saudita, até a divulgação do comunicado.

“Hoje em Jeddah, Arábia Saudita – sob a graciosa hospitalidade do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman – os Estados Unidos e a Ucrânia deram passos importantes para restaurar a paz duradoura para a Ucrânia”, diz o texto emitido pelo Departamento de Estado Americano.

Veja o post no X, do senador americano Lindsey Graham. 

https://twitter.com/LindseyGrahamSC/status/1899552973665026082

Fontes: Al Jazeera, Kyiv Independent, The Guardian e Depto. Estado Americano

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão