
Vacina em potencial para prevenir o acúmulo de placas nas artérias que podem levar à formação de coágulos sanguíneos, AVC ataques cardíacos (ilustrativa/banco de imagens)
Cientistas na China desenvolveram uma vacina em potencial para prevenir o acúmulo de placas nas artérias que podem levar à formação de coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral (AVC) e ataques cardíacos.
O acúmulo de placas gordurosas nas artérias, uma condição conhecida como aterosclerose, é uma das principais causas de mortes no mundo. O eventual endurecimento de artérias em decorrência de inflamação pode bloquear o fluxo de sangue e levar a um AVC, aneurisma ou ataque cardíaco.
A aterosclerose é uma doença inflamatória, mediada pela imunidade inata do corpo consistindo em barreiras naturais e enzimas, assim como seus sistemas adaptativos formados por anticorpos.
Artigos relacionados
Tais bloqueios arteriais, uma vez diagnosticados através de escaneamentos, são atualmente tratados através de procedimentos cirúrgicos como angioplastia e o uso de estentes (tubos perfurados) para impedir o entupimento de vasos sanguíneos.
É teorizado há muito tempo que a vacinação poderia ser usada para tratar ou prevenir a doença.
Um novo estudo publicado no Jornal Nature Communications descreveu uma vacina que pode mitigar o desenvolvimento da aterosclerose em ratos.
“O design de nossa nanovacina e dados pré-clínicos apresentam um candidato em potencial para tratamento de aterosclerose”, escreveram cientistas da Universidade de Najing de Ciência e Tecnologia na China.
Estudos anteriores ajudaram a criar uma biblioteca digital de vários tipos de proteínas que protegem contra inflamação e aumentam a resposta imune do corpo a aterosclerose.
Uma dessas proteínas é chamada de p210. Descobriu-se que ela pode provocar uma resposta imune contra a progressão da aterosclerose, e é isso o que a nova vacina usa.
Mudanças no estilo de vida para prevenir AVC
A vacina tranca o antígeno p210 em nanopartículas minúsculas de óxido de ferro e se liga a um adjuvante – uma substância usada para melhorar a resposta imune de uma vacina – para um diferente conjunto de nanopartículas.
O estudo relata que o design de “coquetel” da vacina diminuiu a progressão da placa e o desenvolvimento de aterosclerose em ratos alimentados com dieta em alto colesterol.
Isso funcionou ao ajudar o corpo a absorver o antígeno e o adjuvante, o que então ativou as células dendríticas em formato de estrela do sistema imune.
Uma cascata de mudanças fez com que a vacina desencadeasse eventualmente a produção de anticorpos contra o p210.
“Nossas descobertas demonstram que a estratégia de fornecimento de nanovacina dupla é eficaz contra aterosclerose”, escreveram pesquisadores.
Eles esperam conduzir mais estudos para compreender a duração para a qual a nanovacina protege os ratos contra aterosclerose.
Fonte: The Independent







