
Janja, Lula, Imperador e Imperatriz posam para a foto, pouco antes dos hinos nacionais (NTV)
Suas Majestades, o Imperador e a Imperatriz, compareceram à cerimônia de boas-vindas no Palácio Imperial na manhã de terça-feira (25) de recepção ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa Rosângela (Janja), que estão em visita ao Japão como convidados de Estado.
Esse é o primeiro evento de boas-vindas a um convidado de Estado no Palácio Imperial em 6 anos.

Presidente do Brasil, Imperador e aos fundos os príncipes (NHK)
A partir das 9h30, o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako, bem como os príncipes e o primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, também estiveram presentes nessa primeira cerimônia.
O evento teve a formalidade de uma recepção imperial, mas sem rigor, no Jardim Leste do palácio.
Os monarcas, o presidente Lula e a primeira dama dirigiram-se ao palanque central e, após a execução dos hinos nacionais dos dois países, o presidente do Brasil recebeu a saudação da guarda de honra.
Depois disso, os monarcas, Lula e Janja trocaram saudações com os membros do gabinete japonês e a comitiva brasileira.
Tradicionalmente, apenas músicas japonesas são tocadas durante as cerimônias de boas-vindas, mas pela primeira vez, músicas familiares ao país anfitrião foram tocadas, e a famosa “Brasil”, composta por um brasileiro, foi tocada.
Depois, os monarcas e o presidente Lula com a primeira-dama se dirigiram ao Salão Bambu para um diálogo. “Gostaria de expressar minha gratidão pelas diversas formas de cooperação que o Japão estendeu ao Brasil até agora, como em áreas como projetos de melhoria do solo e indústria automobilística, incluindo veículos híbridos”, disse Lula.
“Estou satisfeito que o Presidente aprecie a cooperação entre Japão e Brasil”, respondeu o Imperador.
À noite, Lula e Janja são convidados para o banquete oferecido no Palácio Imperial, igualmente pela primeira vez em 6 anos. A princesa Aiko estará presente junto com o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako.
Entre os convidados especiais estarão o jogador de futebol Kazu Miura, que jogou no Brasil, a cantora nikkei Márcia, a cantora e musicista Lisa Ono, além de Sérgio Echigo, um dos primeiros jogadores de futebol brasileiro no Japão e comentarista.

Mais uma cena do presidente do Brasil, primeira-dama, Imperador e Imperatriz do Japão (NHK)
Fontes: NTV e NHK