
Fogo se alastra cada vez mais com o clima seco, na cidade de Okayama (KSB)
Os dois incêndios florestais que começaram no domingo (23), nas províncias de Okayama e Ehime, se expandiram e tomaram proporção gigantesca.
O de Imabari (Ehime) continua se espalhando e há risco de queda de energia elétrica em toda a cidade. A área queimada na cidade chega a pelo menos 214 hectares e continua crescendo.
O incêndio florestal se espalhou para casas particulares e armazéns, e 9 prédios foram completamente queimados. Até as 20h de terça-feira (25), ordens de evacuação foram emitidas para um total de 3.765 famílias e 7.342 pessoas, incluindo aquelas na cidade vizinha de Saijo, e 328 pessoas de 230 famílias foram evacuadas.

Incêndio chega à área residencial (NHK)
De acordo com a Shikoku Electric Power Transmission and Distribution, um total de 16 mil residências ficaram temporariamente sem energia na tarde de segunda-feira. A companhia anunciou que se o incêndio continuar a se espalhar e as linhas de energia forem danificadas, um total de 76 mil pontos (residências e comércio) em quase toda a cidade de Imabari poderão ter um apagão gigantesco.
E para agravar a situação do incêndio florestal, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), a previsão é de que o clima seco continue na área da cidade de Imabari na quarta-feira (26).

Bombeiros tentam impedir a chegada do incêndio na estação de trem (NHK)
Incêndio florestal na cidade de Okayama

Fogo medonho em Okayama (NHK)
O fogo em Minami-ku, na cidade de Okayama, ainda não foi controlado. Ao contrário, está se espalhando para o leste e para o sul, informou o Corpo de Bombeiros na noite de segunda-feira.
Em resposta à propagação do incêndio, a prefeitura da cidade de Okayama emitiu uma ordem de evacuação para 627 famílias e 1.146 pessoas em Ogushi e Atsuta, no bairro de Minami, às 19h50. Em Tamano, a ordem de evacuação foi para 464 famílias e 987 famílias de Banda.
O incêndio florestal começou queimando uma área de 50 hectares no domingo, mas até a tarde de segunda-feira a área aumentou para 311 hectares.
Por conta disso, a Ponte da Baía de Kojima está completamente fechada ao tráfego desde as 17h30 de segunda-feira. Não há perspectiva de que ela seja retirada.
Fontes: KSB, Mainichi, NHK e Yomiuri