
O número25 aparece na maioria das pichações na cidade de Niigata (YouTube/FNN)
A cidade de Niigata (província homônima) vem constatando uma série de incidentes relacionados a pichações, todas marcadas por um misterioso número 25.
Um dos casos mais marcantes ocorreu perto da Ponte Bandai, uma Propriedade Cultural Importante designada nacionalmente que cruza o Rio Shimano – o mais longo no Japão e símbolo de orgulho de Niigata.
Em 21 de março, uma pichação de aproximadamente 4m de largura foi descoberta em uma praça pública nas proximidades.
“A Ponte Bandai é um símbolo de Niigata. É realmente desagradável vê-la deformada assim”, disse um residente.
“A pessoa que fez isso provavelmente não vê a situação como um crime, mas é uma estrutura histórica. Você não pode simplesmente rabiscá-la”, acrescentou outras pessoa.
Os incidentes não param por aí. Em 24 de março, pichação similar foi encontrada em uma instalação comercial na cidade.
“Esse tipo de pichação de larga escala é chocante e completamente inaceitável”, disse Akiyama, diretor da Billboard Place na cidade de Bandai.
Pichação em espaços públicos não apenas cria uma visão desagradável, mas também prejudica a imagem de Niigata. Autoridades citaram uma consistência peculiar nesses casos: o número 25 aparece em todas os casos.
As marcas foram vistas não apenas na praça perto da Bandai, mas também diretamente nas grades da ponte. Mais pichações ostentando o mesmo número foram descobertas na Ponte Chitose e na Ponte Ryuto.
O professor Shigueo Kobayashi na Universidade da Cidade de Tóquio, especialista em cultura de pichação, ofereceu uma possível interpretação sobre o número.
“O 25 provavelmente se refere a 2025, sugerindo que a pessoa veio aqui neste ano. Isso indicaria que o suspeito provavelmente não é um residente de Niigata, mas um visitante – possivelmente um turista, japonês ou estrangeiro”, disse Kobayashi.
Ele enfatizou a importância de remoção rápida para impedir mais danos.
“Quando uma pichação é deixada ali, é mais fácil para outros seguirem. Se for apagada rapidamente – digamos até a próxima manhã – menos pessoas vão vê-la e a expansão pode ser contida”.
Fonte: News on Japan