
Foto ilustrativa de uma nota de 2 mil ienes (Wikimedia)
A cédula de 2 mil ienes, lançada em 19 de julho do ano 2000, é raramente vista no arquipélago principal, embora em Okinawa seja comum recebê-la como troco do pagamento de compras nos supermercados, lojas de conveniência e outros estabelecimentos.
Para os colecionadores essa cédula é cobiçada e recentemente alcançou mais de 100 vezes do seu valor nominal.
Por isso, se tem uma novinha, que nunca foi usada, pode ser uma oportunidade para ganhar uma bolada. Afinal, 100 vezes mais é muito superior a qualquer investimento tradicional, exceto em criptomoedas.
O fato é que foi realizado o 121.º Leilão de Moedas em Ginza, em 9 de fevereiro deste ano, e uma pessoa levou sua cobiçada cédula de 2 mil ienes. O lance decisivo foi de 210 mil ienes, mas o arrematador teve que desembolsar 244.650 ienes para pagar as taxas do lance vencedor.
Por que um lance tão elevado nessa cédula?

Amostra de uma nota de ¥2 mil (Wikimedia)
A nota de 2 mil ienes anda escassa no país e é possível que a última geração nem a conheça, exceto em Okinawa, onde há circulação ainda hoje.
Em geral, uma nota ou uma moeda chegam a ser leiloadas por altos valores quando na sua edição houve algum erro ou por serem raras.
Mas, nesse caso, o motivo do lance espetacular foi um número da sorte chamado “kiriban” (キリ番). Alguns números são muito valorizados pelos colecionadores.
A cédula que obteve esse valor gigantesco no leilão tinha o número 000001, logo depois das duas letras do alfabeto. A de número AA 000001 é mantida no Museu do Banco do Japão, assim não está ou nunca esteve em circulação no mercado. Mas há outras com “kiriban” como 777777 que alcançariam um valor muito mais elevado se fosse leiloada.
Vale lembrar que essa nota arrematada por mais de 200 mil ienes era novíssima, sem nunca ter sido usada.
No leilão do Yahoo! também já houve casos de outras notas bem requisitadas sendo arrematadas por 200 mil ienes ou mais.
Portanto, se tem uma cédula de 2 mil ienes 0KM bem guardada, em excelente estado de conservação e com um número interessante, saiba que pode valer muito.
Fontes: All About e MOF