China encerra exercícios militares em torno de Taiwan simulando ‘ataques de precisão’

Depois de 2 dias de tensão em Taiwan, a pressão militar sem precedentes da China chegou ao fim, mas há ameaça de repetição.

Empregos no Japão - Konishi Sangyo

Canhão de artilharia da China (FNN)

A tensão de praticamente 2 dias em Taiwan chegou ao fim, com o anúncio da China sobre o fim dos exercícios militares em torno da nação insular, na noite de quarta-feira (2), horário do Japão. 

Publicidade

A China exerceu uma pressão militar sem precedentes sobre o presidente de Taiwan, Lai Ching-te, a quem vê como um forte inimigo.

Duas fotos do porta-aviões Shandong da China (FNN)

A declaração alertou que a China “se oporia resolutamente a qualquer tentativa de independência de Taiwan” e sugeriu a possibilidade de continuar os exercícios militares no futuro.

“A missão foi concluída sem problemas”, anunciou o Exército de Libertação Popular (PLA). O PLA  também conduziu “treinamento de fogo real de longo alcance” no Mar da China Oriental, anunciou o porta-voz Shi Yi. “As tropas permanecem em alerta máximo, continuam treinando soldados e fortalecendo sua prontidão de combate, e se oporão resolutamente a qualquer tentativa de independência de Taiwan“, disse o comunicado do governo chinês.

Os exercícios militares de dois dias contaram com a participação do exército, da marinha e da força aérea da China, bem como de sua força de foguetes, que também opera mísseis nucleares, e incluiu treinamento para tomar a superioridade aérea e marítima e bloquear rotas de navegação importantes, bem como treinamento com munição real no Mar da China Oriental. Essa mobilização de intimidação foi chamada de “Strait Thunder-2025A”, ou “trovão do estreito”, em tradução livre.

Taiwan

Porta-aviões Shandong (FNN)

Por outro lado, o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan anunciou que, em conexão com os exercícios de 1.º e 2, avistou 36 aeronaves militares chinesas, bem como 31 embarcações, incluindo o porta-aviões Shandong e embarcações da Guarda Costeira da China, ao redor de Taiwan, o que colocou o país em alerta máximo.

Imagem: Google Maps

Fontes: JNN, FNN, NTV e Bloomberg

+ lidas agora

> >

Empregos para abril - 2025 no Japão Contratações urgentes, divididas por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Mercado de ações do Japão despenca e compra do iene está acelerada

Publicado em 3 de abril de 2025, em Economia

O índice Nikkei despencou no mercado, na quinta-feira, depois do tarifaço do Trump, e há um movimento de compra do iene, para minimizar o risco.

mercado

Painel da bolsa de Tóquio (NHK)

O mercado de ações de Tóquio despencou na quinta-feira (3), depois do anúncio do Dia da Libertação – tarifaço do presidente Trump – às 5h (horário do Japão).

Publicidade

O índice Nikkei despencou mais de 1,6 mil ienes, marcando a maior queda intradiária deste ano, de 35.725,87 ienes no dia anterior (2), flutuando na casa dos 34,1 mil ienes, muito abaixo do “limite psicológico” que é de 35 mil ienes.  

Depois do anúncio da tarifa recíproca de 24% ao Japão, logo na abertura do mercado, em 10 minutos de negociações, o índice Nikkei reagiu em declínio generalizado. 

Os investidores estão cada vez mais preocupados que as políticas tarifárias anunciadas pelo presidente Trump não apenas representem um golpe para o Japão, mas também tenham um impacto negativo na economia global como um todo, levando a uma tendência à aversão ao risco.

“As tarifas recíprocas anunciadas pelo presidente Trump são vistas, amplamente, como mais rigorosas do que os mercados financeiros esperavam. As negociações para reduzir as taxas devem ocorrer no futuro, mas ainda não está claro como ficará, por isso, continuaremos a ver altos e baixos dependendo das negociações (entre Japão e Estados Unidos)”, disse um analista de mercado para a NHK.  

Como as tarifas recíprocas dos EUA foram mais severas do que o mercado esperava, isso provavelmente levará à compra de ienes com aversão ao risco.

Além disso, há também a visão de que as tarifas levarão a uma alta inflação e à piora da economia nos Estados Unidos, o que também será um fator na venda do dólar e na compra do iene.

Os valores dos câmbios estão na casa dos ¥147,69 por dólar e 1,0911 euros por dólar, mostrando leve queda da moeda americana.

Fontes: NHK, Yomiuri, Gaitame e Finance Yahoo!

.
Empregos no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Casa Própria no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
FUJIARTE - Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Fujiarte - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=