
Foto do dia 2, data em que foi feito o anúncio das tarifas recíprocas por Trump (JNN)
O tarifaço do presidente Trump que está sacudindo a economia mundial foi suspenso temporariamente, exceto para China, segundo anúncio oficial feito por ele nas redes sociais, por volta das 14h24 de quarta-feira (9), no horário local, e 3h24 de quinta-feira (10) em Tóquio.
“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis.”, publicou Trump.
Em relação ao tarifaço aos demais países – 75 – que estão negociando com os Estados Unidos, sem retaliação, autorizou uma pausa de 90 dias “na tarifa recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato”, destacou.
Nesta semana vários meios de comunicação publicaram sobre a suspensão do tarifaço por 90 dias, mas era fake news. Mas, desta vez, o comunicado foi feito em suas contas nas redes sociais.
Tarifaço só para China reiterado pela Casa Branca
O anúncio foi confirmado pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, que disse aos repórteres que as tarifas seriam reduzidas a um nível “universal de 10%” durante a pausa de 90 dias, com exceção da China.
“Não estou chamando isso de guerra comercial, mas estou dizendo que a China intensificou a tensão, e o presidente Trump respondeu com muita coragem a isso, e vamos trabalhar em uma solução com nossos parceiros comerciais”, disse o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, logo após esse anúncio.
A repercussão foi imediata em diversos países do mundo, incluindo o Japão, pois toda a imprensa noticiou rapidamente. Assim, por um tempo, volta a calmaria na economia mundial.
Veja o post do presidente Donald Trump no X.
Based on the lack of respect that China has shown to the World’s Markets, I am hereby raising the Tariff charged to China by the United States of America to 125%, effective immediately. At some point, hopefully in the near future, China will realize that the days of ripping off…
— Donald J. Trump Posts From His Truth Social (@TrumpDailyPosts) April 9, 2025
Fonte: X, JNN e NPR