Mercados de Nova Iorque e Tóquio alavancam com euforia

Depois do anúncio de Trump os mercados reagiram positivamente e tiveram altas históricas. O medo se foi, pelo menos por 3 meses.

Aprenda Japonês com o método Kumon
mercado

Abertura do mercado de Tóquio na quinta-feira, bem alavancado (NHK)

O mercado de ações em Nova Iorque registrou uma das maiores altas da história depois que o presidente Donald Trump anunciou a pausa de 90 dias do tarifaço, exceto para a China, na quarta-feira (9), horário local, fazendo com que um mercado que estava sob extrema pressão na última semana disparasse para cima, em clima de euforia e alívio ao mesmo tempo.

Publicidade

O S&P 500 disparou 9,52%, fechando em 5.456,90 pontos, seu maior ganho diário desde 2008. Para o índice de mercado amplo, foi o terceiro maior ganho na história pós-Segunda Guerra Mundial. O Dow Jones avançou 2.962,86 pontos, ou 7,87%, fechando em 40.608,45 pontos, seu maior avanço percentual desde março de 2020. O Nasdaq saltou 12,16%, fechando em 17.124,97 pontos, registrando seu maior salto diário desde janeiro de 2001 e o segundo melhor dia de todos os tempos.

Cerca de 30 bilhões de ações foram negociadas, tornando-se o dia de maior volume em Wall Street na história, de acordo com registros que remontam a 18 anos.

Mercados e criptomoedas têm trégua por 90 dias

As Sete Magníficas e as outras empresas, todas em verde, com alta (reprodução FinViz)

As chamadas Sete Magníficas comemoraram as altas, como 22,69% da Tesla, 14,76% da Meta, 15,33% da Apple, 10,13% da Microsoft, 18,72% da NVidia, 9,88% da Google e 11,98% da Amazon.

Praticamente todas as ações das grandes empresas americanas avançaram em verde. 

“Dado o quão deprimidos os preços das ações e o sentimento do mercado se tornaram, a pausa de 90 dias está desencadeando uma recuperação violenta, e adiar a implementação certamente remove um enorme peso do mercado”, disse Adam Crisafulli, fundador da Vital Knowledge. “Mas, as tarifas não vão desaparecer. A taxa tarifária da China está agora na casa dos três dígitos, e quem sabe o que acontecerá em 90 dias, quando essa pausa terminar”, analisou.

Criptomoedas também acompanharam a tendência de alta (reprodução Crypto Bubbles)

Para quem acompanha o mercado das criptomoedas também suspirou aliviado, ainda com certa incerteza, mas o Bitcoin saltou dos 74.811 (22h17 de terça-feira) chegando a bater 83.443 dólares às 18h de quarta-feira. As altcoins também tiveram altas, depois de um período de grande medo.

Mercado do Japão

No Japão, a bolsa de Tóquio, que abriu às 9h de quinta-feira (10) com índice Nikkei a 32.321 mas reagiu rapidamente, chegando a mais de 34 mil ienes, alavancando mais de 2.350 pontos.

O motivo é o mesmo das bolsas de Nova Iorque, o anúncio da pausa do tarifaço para dezenas de países, por 90 dias, exceto para a China.

Os investidores voltaram a emitir ordens de compra e o mercado está quente.

Em relação ao dólar, o câmbio que chegou a 145 ienes no dia anterior, mostrando força da moeda japonesa, na quinta-feira está na casa dos 147 ienes.

Para quem precisa fazer remessa financeira para os familiares no Brasil, a cada 10 mil ienes chegarão 395,96 ienes no câmbio desta quinta-feira.

Fontes:  CNBC, Yomiuri e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

China anuncia 84% de tarifas retaliatórias sobre produtos dos EUA, alimentando guerra comercial

Publicado em 10 de abril de 2025, em Notícias do Mundo

A medida foi revelada após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter aumentado o novo total americano de tarifas sobre itens chineses para 104%.

Os aumentos tarifários significativos aumentarão a pressão inflacionária nos EUA (banco de imagens)

A China disse na quarta-feira (9) que vai impor tarifas retaliatórias adicionais sobre todos os produtos dos EUA a 84% do originalmente anunciado de 34%, efetivas no dia seguinte, em uma ação que escala ainda mais a guerra comercial entre as 2 maiores economias do mundo.

Publicidade

A medida foi revelada após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter aumentado o novo total americano de tarifas sobre itens chineses para 104%.

Pequim havia alertado que “lutaria até o fim” se os EUA implementassem restrições comerciais adicionais.

A China também disse que havia movido uma ação judicial junto à Organização Mundial do Comércio (WTO) sobre o mais recente aumento de tarifa dos EUA, dizendo que o país “violou gravemente” as regras da WTO e destacou “a natureza de bullying unilateral” de Washington.

Separadamente, a China adicionou 6 empresas americanas à lista de “entidades não confiáveis” que estarão sujeitas a sanções devido a sua alegada cooperação em tecnologia militar com Taiwan.

O Ministério do Comércio chinês disse que Pequim não quer uma guerra comercial, mas “não vai de forma alguma fica sentado enquanto direitos legítimos e interesses de seu povo são feridos e desfavorecidos”, acrescentando que a China vai retaliar “com vontade firme e meios abundantes”.

Enquanto isso, o ministério pediu por diálogo com os EUA “em igualdade” para endereçar suas respectivas preocupações.

Os aumentos tarifários significativos aumentarão a pressão inflacionária nos EUA, enfraquecerão sua base industrial, agravará pânico em mercados financeiros e aumentará o risco de recessão econômica nos EUA, apontou um livro branco emitido pelo Escritório de Informação do Conselho de Estado da China.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Empregos no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Apartamentos para alugar no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão
Casa Própria no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Fujiarte - Empregos no Japão
Aprenda Japonês com o método Kumon
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão