Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Nissan fechará fábrica na China

| Ásia

Queda nas vendas na China leva Nissan a fechar fábrica em Wuhan. Unidade produzia veículos elétricos e SUVs. A empresa enfrenta um déficit histórico e reestrutura operações.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
nissan 27 abr 2025 destaque

Nissan encerrará produção em Wuhan devido a vendas fracas e concorrência local (ilustrativa/banco de imagens)

Nissan Motor Co. decidiu encerrar a produção de automóveis em sua planta localizada em Wuhan, província de Hubei, na China, até o final do ano fiscal de 2025, conforme informações de fontes confiáveis.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Embora a fábrica na China continental tenha uma capacidade de produção anual de 300 mil unidades, sua taxa de operação caiu para menos de 10% devido a vendas fracas, resultado do crescimento de montadoras chinesas.

Prevê-se que a Nissan enfrentará seu pior déficit da história, acelerando assim as medidas de reestruturação.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

A planta de Wuhan fechará após apenas aproximadamente 3 anos de operação desde sua inauguração em 2022.

A fábrica produzia carros estratégicos globais da Nissan, como o veículo elétrico Ariya e o SUV X-Trail. No entanto, sua produção anual dessas unidades foi de cerca de 10 mil no período 2022 e 2023, informaram as fontes.

Desde 2024, a fábrica também produziu veículos elétricos para a parceira de joint venture da Nissan na China, Dongfeng Motor Corp., para aumentar a taxa de operação.

A previsão é que o lucro líquido da Nissan para o ano fiscal que termina em março de 2025 seja um déficit de ¥750 bilhões, o pior da companhia.

Em 2024, o volume de vendas da Nissan na China caiu 12% em relação ao ano anterior, totalizando um volume fraco de 700 mil unidades, metade das vendas de 2018, antes da pandemia de COVID-19.

A Nissan planeja compensar a queda nas vendas exportando 100 mil carros produzidos na China por ano, mas tarifas elevadas impostas pelos Estados Unidos e pela Europa podem aumentar a incerteza desse plano.

Além disso, a Nissan também encerrou a produção em outra planta chinesa em Changzhou, província de Jiangsu, em junho de 2024.

Após o fechamento planejado da fábrica de Wuhan, o número de bases de produção da Nissan na China será reduzido para quatro.

Em fevereiro deste ano, a Nissan anunciou que reduziria sua capacidade de produção na China de 1,5 milhão de unidades para 1 milhão.

Contudo, a capacidade ainda é considerada excessiva. “Consideraremos o fechamento adicional de plantas”, afirmou um alto funcionário da Nissan.

Fonte: Yomiuri


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo