
Ônibus capotado (Agência Brasil)
Um ônibus que transportava estudantes e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) caiu por volta das 10h45 de sexta-feira (4), no horário de Brasília, em uma ribanceira, na altura do município de Imigrante, no Rio Grande do Sul, no Vale do Taquari.
O local do acidente é um trecho considerado perigoso, com curvas. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente com o ônibus resultou em 7 mortes. As vítimas ainda não foram identificadas.
O veículo transportava 35 pessoas no total, sendo 31 estudantes, 3 professores e o motorista terceirizado. O grupo faria uma visita técnica ao cactário Horst, no município onde ocorreu o acidente.
Além dos bombeiros, participam do resgate a Brigada Militar, o Instituto Geral de Perícias (IGP) e voluntários.
Parte das vítimas feridas foram levadas para dois hospitais, nas cidades de Teutônia e Lageado, de 18 pessoas. No total, foram 26 pessoas feridas socorridas e 13 já receberam alta.
Segundo o jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, “após 8 horas de trabalho, a polícia confirma 7 mortes no acidente”.
De acordo com as informações preliminares da Brigada Militar, o ônibus ficou sem freio e caiu em um declive na Estrada Acesso Rota do Sol.
Diante da tragédia, a universidade montou um gabinete de crise para acolher familiares e amigos das vítimas, tanto na reitoria quanto no Colégio Politécnico.
A UFSM decretou luto oficial de três dias e suspendeu as atividades nesta sexta-feira e no sábado. A universidade se manifestou em nota publicada no site da universidade.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, considerou o acidente uma “tragédia profunda”.
Assista a um vídeo feito por um residente nas proximidades.
TRAGÉDIA: Ônibus da UFSM sofre grave acidente no RS e deixa mortos e feridos pic.twitter.com/TAxGijIYq9
— OCP News (@redeocpnews) April 4, 2025
Fontes: Agência Brasil e Zero Hora