
A mídia dos EUA divulgou que a isenção é destinada a reduzir o impacto sobre principais fabricantes de dispositivos eletrônicos (NHK)
A Alfândega e Proteção de Fronteira dos Estados Unidos publicou um aviso na sexta-feira (11) o qual diz que smartphones e outros dispositivos eletrônicos importados para o país serão excluídos das chamadas tarifas recíprocas.
Além de smartphones, as exclusões cobrirão computadores, equipamento de fabricação de semicondutores e discos rígidos. Esses produtos serão isentos de uma tarifa de 10% que os EUA impuseram sobre todos os países.
A administração do presidente Donald Trump impôs repetidamente tarifas adicionais sobre produtos chineses, com as taxas somando até 145% na quinta-feira (10).
Trump anunciou uma suspensão de 90 dias das tarifas recíprocas para os países, incluindo o Japão, que se aproximaram para negociações. As tarifas serão reduzidas para 10% durante o período.
A mídia dos EUA divulgou que a isenção é destinada a reduzir o impacto sobre principais fabricantes de dispositivos eletrônicos, como a Apple, que produz iPhones na China e em outros países.
As reportagens também informaram que Washington está tentando impedir que os preços de smartphones e outros produtos subam nos EUA, já que muitos itens são feitos na China.
Empresas japonesas mantêm posições fortes na produção de equipamento de fabricação de chips e discos rígidos.
Segundo reportagem da BBC, a Casa Branca indicou que as isenções foram feitas para garantir que as companhias tivessem mais tempo para transferir produção para os EUA.
Fonte: NHK