
Visita oficial do primeiro-ministro japonês ao Vietnã culmina em acordo para impulsionar o ensino de japonês. Medida complementa esforços anteriores e visa a longo prazo (ilustrativa/banco de imagens)
O governo do Vietnã está encorajando educação em língua japonesa para estudantes a partir da terceira série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, e cada localidade pode construir seu próprio plano para ensinar o idioma como matéria obrigatória em algumas escolas.
O ministro da Educação e Treinamento, Nguyen Kim Son, e o embaixador japonês no Vietnã, Naoki Ito, assinaram um acordo estrutural para ensinar japonês em escolas do ensino médio na presença dos primeiros-ministros dos 2 países em Hanói na segunda-feira (28).
O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, e sua esposa, chegaram no domingo (27) ao Vietnã para uma visita de 3 dias.
Artigos relacionados
Os dois lados concordaram em colaborar e promover a educação em língua japonesa durante a próxima década.
Com base nas necessidades de estudantes e condições locais, regiões podem considerar o ensino de japonês como primeira língua estrangeira (matéria obrigatória) em algumas escolas primárias e do colegial.
Em áreas que já ensinam japonês como segunda língua estrangeira (matéria opcional) nos níveis do ensino médio e superior, autoridades vão garantir suporte para manter estabilidade.
O Japão fornecerá suporte para escolas que ensinam a língua, vai enviar especialistas para ajudar a melhorar currículos, desenvolverá livros e oferecerá materiais de aprendizagem e referência.
Em 2013, os governos dos dois países assinaram um memorando de entendimento para introduzir a língua japonesa no nível primário e fortalecer o ensino nos níveis secundário e superior.
O idioma japonês foi testado como segunda língua estrangeira em 2003 e 2004, e como primeiro idioma estrangeiro em algumas escolas em 2016 e 2017.
Em 2021, o Ministério da Educação e Treinamento emitiu um currículo nacional com o japonês como primeira língua estrangeira e a matéria se tornou opcional para estudantes a partir da terceira série.
De acordo com dados publicados pelo ministério no Vietnã em 2023, de mais de 60 mil estudantes que aprendem línguas estrangeiras além de inglês nas escolas, a maioria escolheu francês ou japonês.
Fonte: Vietnam Express







