
Exercício militar japonês causa preocupação na Coreia do Norte, que acusa o país de buscar ataque preventivo (ilustrativa/banco de imagens)
A Coreia do Norte condenou o plano do Japão de realizar um exercício militar de lançamento de míssil superfície-navio em Hokkaido no mês de junho, caracterizando-o como uma intenção de “iniciar um ataque surpresa contra vizinhos”.
As Forças de Autodefesa Terrestre do Japão anunciaram que conduziriam seu primeiro exercício doméstico de lançamento de míssil, usando mísseis superfície-navio, uma mudança significativa de treinamentos anteriores realizados nos EUA e Austrália, como divulgado.
Em um comentário feito no sábado (10), um veículo de notícias norte-coreano declarou, “É a intenção perspicaz do Japão de lançar um ataque preventivo contra países vizinhos enquanto conduz rotineiramente os exercícios de meios de ataque de longa distância em seu país sob o pretexto de que o ambiente de segurança está ficando perigoso”.
Artigos relacionados
Os exercícios iminentes utilizarão o míssil superfície-navio tipo 88, um míssil antinavio com um alcance de aproximadamente mil quilômetros.
O veículo de notícias também citou que o Japão está desenvolvendo um “novo tipo de míssil balístico” com alcance de 3 mil quilômetros.
O comentário foi concluído ao afirmar que nações na região Ásia-Pacífico estão “atentas às ações militares do Japão”.
Fonte: Anadolu Agency







