
Espécie invasora e que morde as pessoas (Gov. Gifu via CBC TV)
Já imaginou ser mordido por uma tartaruga no rio? Essa é a advertência que o governo da província de Gifu está fazendo para as pessoas que forem pescar ou ter um momento de lazer no Rio Nagara (Nagaragawa em japonês).
Uma espécie invasora específica, aparentemente uma tartaruga-mordedora (カミツキガメ em japonês), foi encontrada no Rio Nagara, na cidade de Mizuho (Gifu), por isso o pedido de cuidado.
Segundo informações do governo, esse quelônio de água doce foi encontrado por um patrulheiro da cooperativa de pesca, em 9 deste mês, e informou as autoridades competentes.
Foi recolhido pelas autoridades e levado a um especialista, o qual o identificou com uma tartaruga-aligator, jovem, da mesma família da mordedora, com casco de 4 centímetros de comprimento pesando 11 gramas. Esta foi a primeira vez desde outubro de 2022 que foi encontrada em um rio da província de Gifu.
Essa espécie pode chegar a ter um casco de 50 centímetros e representa uma ameaça ao ecossistema, além do risco de mordidas aos banhistas e pescadores.
O governo de Gifu está investigando a área ao redor para ver se há outras dessa espécie e pede que se alguém encontrar uma, não se aproxime dela e que avise a prefeitura da cidade.

Rio Nagara, onde foi encontrado esse ser invasor (CBC TV)
Fontes: Nagoya TV e CBC TV