Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Ericsson vai criar 300 empregos no Japão

| Sociedade

Ericsson anuncia expansão de investimentos em pesquisa e desenvolvimento no Japão, com foco em 5G e 6G. A medida criará até 300 empregos no setor de telecomunicações.

Konishi Sangyo - Empregos no JapãoPassagens aéreas no Japão - Alfainter

Ericsson criará até 300 empregos em telecomunicações no Japão (banco de imagens)

A empresa de tecnologia sueca Ericsson anunciou planos de aumentar o investimento em P&D (pesquisa e desenvolvimento) no Japão.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Como parte dos planos, a companhia declarou que até 300 empregos relacionados a telecomunicações serão criados no país.

O anúncio segue uma visita ao Japão feita pelo presidente e CEO da Ericsson, Börje Ekholm.

A Ericsson opera no Japão há 40 anos. Atualmente, a empresa emprega mais de mil pessoas no país e tem escritórios em Tóquio, Yokohama (Kanagawa) e Sendai (Miyagi).

“O Japão é conhecido no mundo por abraçar a tecnologia emergente e ser adotante líder de novas gerações de conectividade”, disse Ekholm.

“A intenção da Ericsson é investir no legado pioneiro japonês através de RAN R&D em 5G, e além, para beneficiar ecossistemas de telecomunicações inteiros de parceiros, fornecedores e clientes no Japão”.

Ekholm também fez referência à próxima geração de tecnologia móvel, a 6G. Em março, a Ericsson assinou uma parceria envolvendo 6G e inteligência artificial com a japonesa SoftBank.

A Ericsson também está trabalhando em pesquisa 6G com a Universidade Nacional de Yokohama e a Universidade de Eletrocomunicações.

Todos os anos, a Ericsson afirmou que investe US$5 bilhões em R&D globalmente.

Fonte: Data Center Dynamics


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Operadoras de celular já anunciaram aumento de preços nas tarifas

Publicado em 16 de maio de 2025, em Economia

Sabendo do aumento de preços das operadoras, veja como pode economizar até 4 mil ienes mensais ou considerar mudar para outra.

operadoras

Foto ilustrativa de mulher vendo smartphone na rua (PM)

As 3 principais operadoras de telefonia celular divulgaram seus resultados financeiros consolidados para o ano fiscal encerrado em março de 2025.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Os serviços financeiros e outras áreas tiveram bom desempenho, e todas as três empresas viram suas vendas aumentarem em comparação ao período anterior. A NTT Docomo e a au KDDI já anunciaram aumentos de preços nos seus planos de assinatura, enquanto a Softbank demonstra interesse. 

Em contrapartida, a Rakuten, uma forte concorrente das 3 gigantes, não considera fazer o mesmo.

Em resposta aos aumentos de preços das principais operadoras, o presidente e CEO do Rakuten Group, Hiroshi Mikitani, negou a possibilidade em uma coletiva de imprensa no mesmo dia, quarta-feira (14), dizendo: “Serviços de valor agregado serão algo que consideraremos no futuro, mas gostaríamos de manter os atuais (planos de preços)”.

A Rakuten Mobile, uma operadora que oferece tarifas mais baratas, tem baixos custos operacionais para sua rede de comunicações e pode desfrutar de efeitos sinérgicos na esfera econômica, como o aumento do uso de compras online pelos assinantes por meio de incentivos de pontos e outros.

Operadoras e seus lucros

O governo justifica a medida dizendo que ela é uma resposta aos crescentes custos trabalhistas, mas os consumidores estão analisando o setor, que está alavancando seus negócios de comunicação que utilizam ondas de rádio, que são propriedade do povo, para alcançar resultados sólidos em negócios não relacionados à comunicação.

A receita operacional da NTT Docomo, que corresponde às vendas, aumentou 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado, para 6,213 trilhões de ienes, enquanto o lucro líquido diminuiu 9,6%, para 718,5 bilhões de ienes.

A NTT Docomo anunciou grandes mudanças das tarifas, incluindo a abolição de um plano de dados barato que custava 550 ienes por mês e que tinha como objetivo atrair novos clientes. Isso significa que não haverá onde acomodar a demanda de idosos que dificilmente usam comunicações de dados (wi-fi) ou pessoas com contratos de múltiplas linhas.

As vendas da au KDDI aumentaram 2,8%, para 5,917 trilhões de ienes, e o lucro líquido aumentou 7,5%, para 685,6 bilhões de ienes. Além dos negócios financeiros, o desempenho de Lawson também foi forte.

A KDDI implementará um aumento de preço de várias centenas de ienes, inclusive para assinantes de planos existentes. O presidente Hiromichi Matsuda pediu compreensão, dizendo: “O setor como um todo precisa de crescimento sustentável”. 

As vendas da SoftBank aumentaram 7,6%, para 6,544 trilhões de ienes, e seu lucro líquido aumentou 7,6%, para 526,1 bilhões de ienes. O presidente da empresa, Junichi Miyagawa, que ainda não anunciou nenhuma alteração nas taxas, mas insinuou um aumento de preços

Satisfação dos usuários de qualidade é importante para as operadoras

O setor de telefonia móvel continua a ver uma estrutura na qual a líder, NTT Docomo, está perdendo participação de mercado entre as operadoras. Sua fatia, que era próxima da metade, caiu para cerca de 30%, com a KDDI alcançando-a com pouco menos de 30% e a SoftBank com pouco menos de 20%.

Uso do app de mapa no smartphone pode consumir mais bateria mas não usa muitos dados (PM)

Cada empresa está se concentrando nos planos com tarifas que incorporam serviços não relacionados à comunicação, como streaming de vídeo e finanças, como valor agregado. Veja aqui quais são as preferidas dos estrangeiros residentes no Japão.

No entanto, como os smartphones se tornaram parte da infraestrutura social, é importante que os consumidores de qualidade e fiéis estejam satisfeitos com o serviço de comunicação em si, incluindo facilidade de conexão, velocidade, qualidade e capacidade de dados.

À medida que a Rakuten Mobile aumenta gradualmente o número de linhas contratadas, a atenção estará voltada para se haverá alguma mudança em sua consolidada participação de mercado. 

Investimentos em 6G das operadoras

De acordo com o jornalista de TI Hiroshi Mikami, o aumento de preço pelas operadoras se deve à evolução dos smartphones.

O objetivo é fazer a transição para o 6G até 2030, que terá velocidade de comunicação cerca de 100 vezes mais rápida que o atual 5G.

Espera-se que traga avanços significativos, como 100 vezes mais eficiência energética, permitindo o uso do smartphone sem precisar pensar em carregá-lo e expandindo as áreas de comunicação para o mar, o céu e o espaço. No entanto, espera-se que os custos aumentem de 20% a 30%, pois o número de estações base aumentará significativamente.

Ele analisa que as operadoras precisam ter lucro para investir nessa nova tecnologia nos próximos 5 a 6 anos. “Atualmente, as operadoras estão enfrentando margens de lucro decrescentes devido ao impacto dos drásticos cortes de preços do governo Suga, então precisam aumentar os preços um pouco mais para restabelecer os lucros”, avalia o jornalista.

Pergunta: necessita tantos dados no seu plano?

Game e vídeo consomem os GB do seu plano (PM)

Com o aumento das tarifas das operadoras, os usuários podem refletir e analisar o pacote de dados, pois são eles que fazem subir os valores dos planos

“Primeiro, o usuário precisa entender seu uso de dados (gigabytes). Depois, ao analisar a marca do smartphone e o plano de assinatura, poderá economizar cerca de 4 mil ienes por mês, em média”, explicou Toru Ayuhara, CEO da Keitai Minaoshi Honpo. A economia chega a 48 mil ienes em um ano.

Recomenda entrar na página pessoal da operadora para verificar o uso de dados da assinatura. Se verificar que tem um saldo de dados disponível no mês, pode revisar o plano.

O que é possível fazer com um plano de 1GB

Infográfico: JNN

Há muita coisa que pode ser feita com um plano simples de 1GB mensal:

  • Visualizações do site de notícias ⇒ 3,3 mil páginas
  • Envio/recebimento de e-mails ⇒ 2 mil e-mails
  • Visualizações de mapa no app (10 minutos) ⇒ mil  vezes
  • Visualizações de vídeo (qualidade padrão) ⇒ 2 a 3 horas

Para quem tem contrato de internet residencial, pode optar para assistir aos vídeos em casa, por exemplo, para economizar dados, e contratar um pacote mais barato.

Assistir em casa usando o wi-fi da operadora de internet residencial (PM)

Dados consumidos por mês

Uma pesquisa realizada pela Hiruobi, com 8.721 internautas, descobriu-se que a maioria usa no máximo até 5GB por mês.

  • Até 5 GB: 54%
  • De 5 GB a menos de 15 GB: 22%
  • De 15 GB a menos de 30 GB: 13%
  • Mais de 30 GB: 12%

Agora que já sabe, pode considerar reduzir os valores mensais gastos com o smartphone e com o plano de assinatura mensal. Pode verificar os planos de outras operadoras.

Fontes: Sankei e JNN

logo