Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Grécia e outros países abalados por forte terremoto de 6,1

| Notícias do Mundo

Um forte terremoto na costa da Ilha de Creta abalou não só parte da Grécia como outros países.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Grécia

O epicentro foi na costa da Ilha de Creta e abalou partes da Turquia, Israel e norte da África (USGS)

Os tremores secundários continuaram durante o dia após um forte terremoto de magnitude preliminar 6,1 ter ocorrido a nordeste de Creta, na Grécia, às 6h19 no horário local de quinta-feira (22) ou 12h19 no horário de Tóquio.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O evento sísmico abalou a costa de Creta, segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências. Porém, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que a magnitude foi de 6,2 a uma profundidade de 64 quilômetros, com epicentro a 61 quilômetros da cidade de Elunda, no norte da Ilha de Creta. 

Não há relatos de feridos ou danos significativos, mas os populares pontos turísticos de Samaria e Imbros permanecem fechados durante toda a quinta-feira como precaução.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O sismólogo grego Gerasimos Papadopoulos afirmou nas redes sociais que haveria alguns tremores secundários adicionais ao longo do dia, “mas todos inofensivos”.

“Felizmente, a profundidade e a distância da ilha se tornaram um escudo protetor novamente”, escreveu ele, em uma tradução de sua publicação.

O terremoto foi sentido em todo o Mar Egeu, causando tremores em partes da Turquia, Israel e norte da África.

Logo após o terremoto, os turistas foram incentivados a “se afastarem da costa”, pois gerou alerta de um possível tsunami na Grécia e em outros lugares.

“Para quem não sabe, pode ser assustador e, embora não seja impossível que ocorra um grande terremoto, a maioria dos edifícios e hotéis segue um código de construção rigoroso que os protege de danos”, disse o Sismólogo, Dr. Nikolaos Melis, Diretor de Pesquisa do Instituto de Geodinâmica da Grécia.

“A Grécia tem a maior atividade sísmica da Europa e, ao lado da Turquia, temos dois países com atividade altíssima. Mas, como eu disse, as grandes magnitudes, as magnitudes catastróficas, são muito raras”, apontou.

A Ilha de Creta, na Grécia, é um paraíso turístico, mas é um ponto crítico sismológico e, embora a maioria dos terremotos seja leve, sismos mais fortes – como o terremoto mortal de 2021, também epicentro perto de Creta – já causaram danos no passado.

Na quarta-feira da semana anterior, um terremoto de magnitude 5,9 ocorreu cerca de 48 quilômetros a sudeste de Kasos, ou diretamente a leste de Creta.

Assista aos vídeos do momento do terremoto que durou mais de 30 segundos, postados no X.

Fontes: USGS, Independent e EuroNews


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo