
Biden luta contra câncer de próstata anos após morte do filho por tumor (banco de imagens)
O ex-presidente dos EUA, Joe Biden, foi diagnosticado com câncer de próstata que se espalhou para seus ossos, de acordo com uma declaração de seu escritório divulgada no domingo (18).
Biden, de 82 anos, foi diagnosticado na sexta-feira (16) após ter ido ao médico com sintomas de problemas urinários.
O câncer de Biden é uma forma mais agressiva da doença, caracterizada por uma pontuação de Gleason de 9 de um total de 10. Isso significa que sua doença é classificada como “alto grau” e que as células cancerígenas podem se espalhar rapidamente, de acordo com o Cancer Research UK.
Dizem que Biden e sua família estão revisando opções de tratamento. O escritório do ex-presidente acrescentou que o câncer parece ser sensível a hormônios, o que significa que ele provavelmente pode ser gerenciado.
O câncer de próstata é o segundo mais comum que afeta homens, atrás do de pele, de acordo com a Cleveland Clinic.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) diz que 13 a cada 100 homens desenvolverão câncer de próstata em algum ponto de suas vidas.
A idade é o fator de risco mais comum, diz o CDC.
Por muitos anos, Biden defendeu pesquisa de câncer. Em 2022, ele e sua esposa relançaram a iniciativa Cancer Moonshot com a meta de mobilizar esforços de pesquisa para prevenir mais de 4 milhões de mortes pela doença até o ano de 2047.
O filho mais velho de Biden, Beau, faleceu devido a um tumor no cérebro em 2015.
Fonte: Japan Times