Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Vulcão em Sakurajima registra 35 erupções e 14 explosões

| Tempo

O vulcão do Minamidake já teve 35 erupções, com bombas vulcânicas, fumaça e muita poeira.

Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no Japão
vulcão

Pluma vulcânica imensa, de 3,2 quilômetros de altura (JNN)

Até 22h de domingo (18), a cratera do cume do vulcão Minamidake em Sakurajima, na cidade de Kagoshima (província homônima), entrou em erupção 35 vezes, incluindo 14 explosões.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

De acordo com o Observatório Meteorológico Regional de Kagoshima, grandes bombas vulcânicas foram espalhadas em uma trajetória balística e observadas voando até a sexta estação – 800 a 1,1 mil metros da cratera do vulcão

A pluma vulcânica chegou a alcançar uma altura de 3,2 mil metros. Não houve erupções contínuas produzindo quantidades médias ou grandes de fumaça.

A expansão da montanha, que começou em 12 deste mês, contraiu temporariamente com a erupção de quinta-feira (15), mas vem se expandindo novamente, informou a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).

Foto da pluma vulcânica com a erupção ocorrida na tarde de domingo (Minami Nippon Shimbun)

O número total de erupções desde 12 foi de 2 consecutivas e 52 únicas, das quais 31 foram explosões.  

Se ocorrer mais uma erupção no vulcão na segunda-feira (19), são esperadas cinzas na direção de Kihoku, na cidade de Kanoya, até meio-dia, e na direção da cidade de Kirishima, do meio-dia às 15h.  

É preciso ter cuidado com o vento, pois não apenas cinzas vulcânicas, mas também pequenas rochas vulcânicas podem ser carregadas pelo vento e cair a longas distâncias.

Simulação de como as cinzas vulcânicas se espalham (JNN)

Existe o risco de rompimento dos vidros das janelas devido às grandes vibrações do ar causadas pela explosão. Dependendo das condições futuras de queda de cinzas, há possibilidade de ocorrerem deslizamentos durante as chuvas.

Visibilidade baixíssima em Kagoshima por causa das cinzas vulcânicas (Minami Nippon Shimbun)

Fontes: Tenki, Minami Nippon Shimbun e JNN


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Temperaturas devem subir acentuadamente no Japão neste domingo, risco de insolação

Publicado em 18 de maio de 2025, em Tempo

Onda de calor eleva temperaturas no Japão, com máximas acima de 30°C em Kanto-Koshin. Autoridades alertam para riscos de insolação e recomendam hidratação. Tempo instável e tempestades também são esperadas.

Temperaturas típicas de verão atingem o Japão, com destaque para Kanto-Koshin, onde os termômetros devem ultrapassar 30°C (ilustrativa/banco de imagens)

As temperaturas devem subir acentuadamente em amplas áreas do Japão neste domingo (18), com clima similar ao do verão e os termômetros podem passar dos 30ºC na região Kanto-Koshin.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Autoridades pedem que pessoas com planos de atividades ao ar livre em áreas que serão afetadas que tomem precauções contra insolação, como o consumo frequente de água.

De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), máximas diárias devem chegar a 30ºC nas cidades de Kofu (Yamanashi), Saitama (província homônima) e Maebashi (Gunma).

Máximas diárias de 29ºC devem ser registradas nas cidades de Quioto (província homônima), Nagoia (Aichi) e Fukushima (província homônima), assim como em Tóquio, e 28ºC na cidade de Kochi (província hoimônima). Essas temperaturas são tão altas quando aquelas observadas no fim de junho e meados de julho.

A AMJ também espera que condições atmosféricas se tornem extremamente instáveis, principalmente na região Kanto à tarde, e o clima pode mudar repentinamente com possibilidade de tempestades.

Precaução é recomendada contra raios, rajadas de vento e fortes ventos como tornados, chuva forte e passageira e granizo.

As pessoas também são orientadas a buscar abrigo em construções resistentes quando há sinais de nuvens de tempestade se aproximando.

Fonte: NHK

logo