
Região de Fukushima, em Hokkaido, enfrenta grave problema com aumento de roedores que danificam plantações (YouTube/Hokkaido News)
Na cidade de Fukushima, no sul da província de Hokkaido, um grande aumento nas populações de roedores está causando danos generalizados ao arroz e outras culturas.
A situação se tornou tão grave que os centros comerciais estão lutando para suprir a demanda por armadilhas para roedores, com prateleiras completamente vazias e cadeias de abastecimento incapazes de reabastecer a tempo.
“Este ano está especialmente ruim. Acho que já capturei 500 ou 600“, disse o agricultor Takao Sato.
Na cidade de Fukushima, os roedores têm se multiplicado rapidamente desde maio, causando danos extensos aos campos de Sato, onde ele cultiva há mais de 40 anos. “Eu plantei mil sementes de milho, e cerca de metade foi comida. No total, gastei cerca de ¥100 mil em armadilhas de cola e outras medidas,’ Sato explicou.
O custo financeiro não está limitado ao controle de pragas
Muitos agricultores foram forçados a replantar campos inteiros. Uma agricultiora relatou que morangos e pepinos cultivados em estufas também foram gravemente danificados.
“Os roedores não vieram hoje. Mas você pode ver claramente as marcas de mordida“, comentou a agricultora. Cultivando há quase 80 anos, ela acrescentou: “Eles até comem morangos e pepinos. Nunca vi um ano assim antes. Algo está realmente anormal desta vez”.
O aumento na atividade de roedores também sobrecarregou os varejistas. As vendas de produtos de controle de roedores dispararam para mais de dez vezes os níveis habituais, com o reabastecimento incapaz de atender à demanda contínua.
Especialistas estão agora tentando entender o que desencadeou o súbito aumento na população de roedores
De acordo com a Organização de Pesquisa de Hokkaido, o fator chave pode ser a colheita abundante do ano passado de noz de faia nas áreas ao sul de Kuromatsunai.
A colheita da noz foi excepcionalmente abundante no ano passado. “Isso forneceu um suprimento altamente favorável, levando a uma explosão populacional”, explicou o pesquisador florestal Kazuhiro Nanno.
Quanto ao tempo que o surgimento continuará, Nanno sugeriu: “Os roedores atingem a maturidade em 1 a 2 meses. Quando os ratos selvagens se tornam numerosos demais, eles naturalmente começam a regular sua própria reprodução. Esperamos que a atividade deles na cidade diminua nos próximos meses”.
Fonte: Hokkaido News UHB, News on Japan