
Dados do My Number expostos: casos de vazamento crescem no Japão (ilustrativa/banco de imagens)
O número de casos de violação de informações pessoais no Japão atingiu um recorde de 19.056 no ano fiscal de 2024 conforme o relatório da Comissão de Proteção de Informação Pessoal, adotado pelo Gabinete nesta terça-feira (10).
Este número representa um aumento de 57% em relação ao ano anterior, com base nos relatórios de operadores de negócios sob a lei de proteção de informações pessoais.
Os vazamentos de dados pessoais envolvendo os números de identificação pessoal My Number subiram para 2.052 casos, em comparação com 334 no exercício fiscal de 2023.
O acesso não autorizado ao servidor da MKSystem, que opera sistemas para apoiar a gestão de pessoal e assuntos trabalhistas, foi apontado como uma das causas desse aumento.
Entre os casos relatados de acordo com a lei de proteção de informações pessoais, a comissão governamental prestou orientações e aconselhamento em 395 casos e emitiu uma diretiva para ação corretiva em um caso.
O relatório destacou como exemplo o caso da Fujitsu Japan, que recebeu orientação após seu sistema emitir acidentalmente uma cópia errada do certificado de residência de uma pessoa em uma loja de conveniência em Takamatsu (Kagawa).
O secretário-chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, afirmou durante uma coletiva: “Fornecemos orientação sobre medidas de controle de segurança e chamamos à atenção para a questão“.
Ele ainda ressaltou: “Responderemos de forma apropriada, como sempre fizemos”.
Fonte: Japan Times