Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Cúpula da Bomba Atômica em Hiroshima será designada como 'Local Histórico Especial'

| Sociedade

A Cúpula da Bomba Atômica em Hiroshima, também conhecida como Genbaku Dome, será designada ‘Local Histórico Especial’ no Japão, após recomendação de painel. Edifício resistiu ao ataque e já é patrimônio da UNESCO.

Ouça a notícia:
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no Japão

A estrutura simboliza o desastre do primeiro bombardeio atômico (banco de imagens)

O governo japonês vai designar a Cúpula da Bomba Atômica em Hiroshima como um “Local Histórico Especial” devido ao seu valor altamente significativo para a preservação.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Esta será a primeira vez que tal designação é concedida para uma estrutura erguida desde o início do Período Meiji, no final do século XIX.

Um painel da Agência de Assuntos Culturais do Japão recomendou essa designação na sexta-feira (20).

O edifício de tijolos, construído em 1915, serviu como o Salão de Promoção Industrial da Província de Hiroshima e sobreviveu parcialmente ao bombardeio atômico de 1945.

Também conhecido como Genbaku Dome, a estrutura já está designada como um local do Patrimônio Mundial da UNESCO.

O edifício estava a cerca de 160m do epicentro, mas a estrutura do domo milagrosamente resistiu ao bombardeio, enquanto as partes internas queimaram.

O painel afirmou que considera a estrutura como tendo um valor extremamente alto como símbolo do desastre do primeiro bombardeio atômico da história, mantendo-se no mesmo estado imediatamente após a explosão.

O monumento designado mais recentemente como “Local Histórico Especial” até agora é o Goryokaku, um forte de estilo ocidental em Hokkaido, concluído no final do Período Edo, no século XIX.

Fonte: NHK


+ lidas agora

> >

Empregos no Japão julho - 2025 - Jobs Online As melhores empreiteiras do Japão, vagas de empregos atualizadas, busque por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Expo 2025 Osaka: Semana do Brasil destaca diversidade e intercâmbio cultural

Publicado em 21 de junho de 2025, em Tome Nota

Evento organizado pela ApexBrasil destaca a potência cultural brasileira com shows, cinema e exposições, reforçando os laços com o Japão e o compromisso com a sustentabilidade.

A Semana do Brasil na Expo 2025 Osaka, de 20 a 28 de junho, culmina no Dia Nacional (21/06) com dez horas de programação cultural. (foto/divulgação)

Entre 20 e 28 de junho de 2025, a diversidade cultural brasileira ocupa a Expo 2025 Osaka com a Semana do Brasil. A maratona de atividades seu ponto alto com o Dia Nacional, em 21 de junho, com dez horas de programação cultural organizada pela ApexBrasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Shows, mostra de cinema e exposição fotográfica celebram os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

O evento acontece em diversos palcos da Expo reunindo artistas renomados como: Zeca Pagodinho, Arnaldo Antunes & Vitor Araújo, Mãeana e Lisa Ono.

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, “celebrar o Dia do Brasil na Expo 2025 Osaka é reafirmar nosso compromisso com um mundo mais cooperativo, sustentável e justo.

Compartilhamos com o Japão não apenas uma longa amizade de 130 anos, mas também valores como a paz, o respeito e a convivência.

O Brasil chega a esta Expo como um país que dialoga com o mundo, com uma proposta cultural ousada e uma mensagem de futuro.”

Com curadoria da diretora artística Bia Lessa, o Dia do Brasil convida os visitantes a explorar o tema do Pavilhão Brasil: convivência harmônica com a natureza e cooperação entre os povos.

A programação reflete o compromisso brasileiro com a sustentabilidade, a inovação e o intercâmbio cultural.

O Brasil é um laboratório vivo dos desafios enfrentados pela humanidade. Nosso pavilhão convoca todos os povos a imaginarem novas formas de viver juntos, valorizando a diversidade e afirmando o poder da criação.

Precisamos ousar. Se fomos capazes de inventar o mundo como ele é, também somos capazes de reinventá-lo.

A programação artística, que inclui música, cinema e fotografia, dá corpo a esse chamado — ela convida o público a experimentar o sensível como força transformadora”, complementou Bia.

A trilha sonora de um país plural 

Ao longo de todo o dia 21, visitantes da Expo serão convidados a viver a energia do Brasil por meio de apresentações musicais com grandes nomes da cena brasileira, que representam a diversidade e a riqueza da música nacional:

Lisa Ono

Nascida em São Paulo e criada entre Brasil e Japão, é a embaixadora da Bossa Nova no Oriente.

Com mais de três décadas de carreira, discos de ouro e colaborações com ícones como João Donato e Tom Jobim, Lisa é ponte sonora entre culturas. Sua apresentação ocorrerá às 11h, durante a cerimônia oficial no Expo National Day Hall.

Mãeana

Revelação da nova música popular brasileira, encanta ao unir diferentes ritmos nacionais como a obra do cantor e compositor baiano, pai da bossa nova, João Gilberto e o jovem artista João Gomes, uma das principais vozes do piseiro ritmo popular brasileiro derivado do forró.

Sua voz cristalina e presença magnética trazem uma performance que é, ao mesmo tempo, reverência e invenção. Ela se apresentará às 13h no Expo Hall “Shining Hat”.

Arnaldo Antunes & Vitor Araújo

Apresentam Lágrimas no Mar, um espetáculo poético e experimental em formato voz e piano.

Antunes é um dos principais artistas do país, poeta, compositor e cantor vem ao palco da expo apresentar um show que, além das faixas do álbum homônimo, inclui outras canções de sucesso do seu repertório.

A apresentação conecta-se diretamente ao conceito do Pavilhão Brasil como espaço de reflexão, sensibilidade e reinvenção coletiva, proposto por Bia Lessa. O show acontecerá às 15h no Expo Hall “Shining Hat”.

Zeca Pagodinho

Ícone do samba e vencedor de quatro prêmios Latin Grammy, encerra o dia.

Zeca representa a alegria genuína do brasileiro, sendo o principal representante do maior estilo musical, característico do Brasil: o samba. Seu show no Expo Arena “Matsuri”, às 17h, será o gran finale de um dia para jamais se esquecer.

Ritmos do Brasil desde a abertura dos portões

Desde a abertura dos portões até o final do dia, os visitantes poderão vivenciar a energia contagiante da música brasileira com apresentações em diversos pontos do evento. Grupos japoneses inspirados em ritmos afro-brasileiros compõem a programação dos palcos pop-up, espalhando percussão, alegria e conexão cultural por toda a Expo.

Entre os destaques está o Bloco Barravento, grupo que se apresenta às 16h30 com um desfile (parade) que parte da frente do Expo Hall, levando ao público o ritmo envolvente do samba-reggae, mistura de samba, reggae e influências afro-brasileiras nascido na Bahia.

Criado em 2002, o Barravento conta com integrantes no Japão e em Taiwan, e é reconhecido por sua atuação internacional e pelo trabalho de difusão cultural, inclusive junto a escolas de comunidades indígenas em Taiwan.

Inspirado por grupos de percussão que carregam a energia do carnaval brasileiro, o Barravento traz à Expo 2025 Osaka a força de uma batida que carrega história, resistência e celebração. Além do Barravento, completam a programação os grupos: Ave Covo Maracatu, Pífanos Tokyo, Misto Quente, Joyce Cândido que se apresentam nos palcos pop-ups.

Mais que o Dia do Brasil: uma semana de programação cultural

Durante a semana do Dia do Brasil, outras atrações aprofundam a experiência oferecida pelo Pavilhão Brasil e reforçam a presença do país na Expo. Obras dos fotógrafos Thomaz e João Farkas, pai e filho, serão apresentadas na exposição Duas Gerações de Brasil, um olhar original sobre os desafios ambientais e sociais do país através dos anos.

A mostra apresenta, de 20 de junho a 21 de julho, no período da tarde, obras que provocam reflexões sobre território, memória e pertencimento, dialogando com o conceito do Pavilhão Brasil.

Entre os dias 20 e 28 de junho, às 19h, o Pavilhão exibe também uma mostra de cinema nacional em homenagem à atriz Fernanda Montenegro.

Considerada uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, Montenegro foi indicada ao Oscar, em 1999, pelo filme Central do Brasil e é vencedora do Emmy Internacional.

A seleção inclui clássicos da consagrados como Central do Brasil (Urso de Ouro em Berlim), Eles Não Usam Black Tie (Leão de Ouro em Veneza), A Falecida e Casa de Areia, além do lançamento mais recente da atriz, Vitória, que tem sido elogiado pela crítica especializada por sua sensibilidade e atuação marcante.

Em um momento em que o cinema brasileiro ganha destaque renovado em festivais como Cannes e Berlim, a homenagem reforça o protagonismo cultural do Brasil.

A programação inclui ainda, o lançamento do ebook Caderno de Notas, idealizado por Bia Lessa com a colaboração do poeta Carlito Azevedo, da crítica literária e ensaísta Flora Sussekind, do físico Luiz Alberto Oliveira, do cientista político e escritor Luiz Eduardo Soares, do antropólogo Felipe Sussekind, e coordenação da física e artista Maria Borba.

A publicação aprofunda o conceito curatorial e artístico do Pavilhão Brasil, propondo uma reflexão sobre o papel do país na construção de um futuro comum.

Visite o Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka. O Pavilhão Brasil fica na Empowering Lives Zone, P26.
Instagram: @brazilexpo2025

logo