
Foto meramente ilustrativa de frango (PM)
Por causa da gripe aviária confirmada em dois locais do Brasil, o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF) suspendeu temporariamente a importação de frango abatido, ovos e pintos de um dia, informou na quarta-feira (18), horário do Japão.
Outros países com importação total suspensa de frango e outros produtos avícolas são China, Índia, Canadá, alguns da Europa, Ásia e América do Sul.
A importação estava suspensa desde o primeiro caso, na cidade de Montenegro (RS), mas com a informação recente do surto de gripe aviária altamente patogênica nas cidades de Campinápolis (MS) e Santo Antônio da Barra (GO), a suspensão continua, datada de 14 deste mês.
Artigos relacionados
Brasil informa que se declara livre da gripe aviária
Por outro lado, na quarta-feira (18), horário de Brasília, a informação foi de que o Brasil voltou a ser um país livre da influenza aviária, após ter cumprido os protocolos internacionais que preveem, entre outras medidas, o prazo de 28 dias sem novos registros em granjas comerciais.
O anúncio oficial de cumprimento do período de vazio sanitário foi dado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em comunicado enviado na quarta-feira à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
“Com a notificação, o país se autodeclara livre da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP)”, informou o ministério.
O único caso confirmado em estabelecimento comercial ocorreu em uma granja no município gaúcho de Montenegro, no dia 16 de maio. A confirmação da doença foi feita no dia 22 de maio, após a conclusão da desinfecção da granja contaminada. Conforme previsto em protocolo, foi iniciado, ali, o período de vazio sanitário.
De acordo com o ministério, com o encerramento desse prazo sem novas ocorrências, “o Brasil concluiu todas as ações sanitárias exigidas, recuperando novamente o status de livre da doença”.
Fontes: JA e Agência Brasil







