
Foto ilustrativa de galinha poedeira (PM)
Após um surto de gripe aviária em uma granja avícola no sul do Brasil, considerado o maior país exportador de frango do mundo, vários países estão suspendendo as importações.
O governo brasileiro está tomando medidas para evitar a propagação da infecção, mas estão crescendo as preocupações sobre o impacto no Japão, que depende do frango brasileiro para 70% de suas importações.
O Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão (MAFF) anunciou a suspensão temporária da importação do frango e dos ovos do Brasil, na segunda-feira (19), como já fizeram diversos países do mundo como China, Arábia Saudita, Filipinas e outros, no total de cerca de 30.
As exportações de frango do Brasil no ano passado foram de 9,9 bilhões de dólares ou o equivalente a cerca de 1,4 trilhão de ienes. As perdas econômicas causadas pelas restrições de importação em vários países estão tendo um enorme impacto.
Como está a situação da gripe aviária no Brasil
Já se contabiliza dois casos confirmados de gripe aviária, sendo um em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul, também no Rio Grande do Sul.
O país investiga ainda 6 casos, sendo dois em granjas comerciais do Tocantins e de Santa Catarina. Os demais focos foram registrados em produções domésticas e de subsistência no Mato Grosso, no Ceará, em Sergipe e no Rio Grande do Sul.
Os dados constam no painel de monitoramento de síndromes respiratórias e nervosas em aves, gerido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e foram atualizados na segunda-feira.
Em conversa com jornalistas, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, avaliou que uma das formas de restabelecer a normalidade é manter o rigor na vigilância dos casos.
Fontes: Agência Brasil e Tokyo Shimbun