
Foto ilustrativa de granja (PM)
O Brasil confirmou o primeiro caso de vírus da gripe aviária de alta patogenicidade em um matrizeiro de aves comerciais no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O surto foi identificado num estabelecimento de matrizes — que produz ovos férteis para produção de frango.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, trata-se do primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectado em sistema de avicultura comercial do país, segundo a Agência Brasil, no sábado (17). Exatos dois anos depois, aconteceu a primeira detecção entre aves comerciais, de granja.
Desde o anúncio do primeiro caso de IAAP no país, China, União Europeia, Arábia Saudita, Filipinas e Argentina suspenderam as importações de carne de frango brasileira, inicialmente por um prazo de 60 dias. O Brasil é o maior produtor mundial de frango, e seu maior parceiro comercial, a China, suspendeu todas as importações.
Japão preocupado com a gripe aviária no Brasil
Apesar do foco ser regional, as restrições comerciais, no caso da China e do bloco europeu, abrangem todo o território nacional, por exigências previstas em acordos comerciais com o Brasil.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, desde 2006, casos de gripe aviária de alta patogenicidade vêm sendo registrados em diversas partes do mundo, sobretudo na Ásia (incluindo o Japão), na África e no norte da Europa.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, mais de 60% do frango importado no ano passado veio do Brasil, e há preocupações de que o fornecimento possa ser afetado no futuro. Sem falar nos ovos, produto que o Japão aumentou a importação do Brasil.
Fontes: Agência Brasil, Estado de Minas e JNN