
Modelo eK Cross (reprodução)
A montadora Mitsubishi Motors informou o recall ao Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) para um total de 64.746 unidades de veículos fabricados entre maio de 2022 e março de 2023, na quinta-feira (12).
Os modelos da Mitsubishi são Delica, Eclipse e eK Cross, mais o Sakura da Nissan Motor, com problema no dispositivo auxiliar de freio, que pode causar desaceleração ou aceleração não intencional.
Houve um acidente com ferimentos de pessoas, além de um acidente com danos materiais, além de 240 avarias relatadas, relatou a Mitsubishi.
Artigos relacionados

Reprodução
De acordo com o MLIT, no caso do eK Cross da Mitsubishi e Sakura da Nissan, ao desabilitar funções como a função auto-hold, que mantém o veículo parado mesmo quando o pé é retirado do pedal do freio, as peças podem não retornar à posição correta, o que pode fazer com que os freios arrastem e o veículo diminua a velocidade, ou o arrasto pode ser liberado enquanto o veículo estiver em movimento e o veículo pode acelerar.

Reprodução
No caso do modelo Delica D:2 foi verificado um problema no medidor.

Reprodução
Em relação ao modelo Eclipse, devido à consideração insuficiente do programa de controle na ECU do motor, imediatamente após a partida do sistema PHEV, informações desnecessárias enviadas pela ECU do medidor são usadas para fazer um julgamento errôneo, fazendo com que o número de dias desde o reabastecimento seja zerado.
Para verificar os veículos alvo de recall, veja por modelo:
- 7.064 unidades do eK Cross
- 1.712 unidades do Delica D:2
- 21.900 unidades do Eclipse Cross
- 34.070 unidades do Sakura da Nissan
Depois de conferir se o seu veículo é alvo de recall, deve levá-lo a uma concessionária da Mitsubishi ou da Nissan para a troca gratuita das peças.
Fontes: divulgação da Mitsubishi e da Nissan







