Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Nova espécie de peixe do Biwako ganha nome científico

| Sociedade

A famosa truta encontrada no Biwako é na verdade uma nova espécie de peixe e, pela primeira vez em cem anos, foi dado um nome científico.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter

A truta do Biwako é na verdade uma nova espécie descoberta em 100 anos (Kyoto Shimbun)

Por muito tempo o peixe, que se pensava ser a truta da variedade “amago” era Oncorhynchus rodurus, que vive nas águas do lago, mas, na verdade é uma nova espécie, informou o Museu do Lago Biwa ou Museu do Biwako, na cidade de Kusatsu (Shiga), na sexta-feira (27).   

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Um grupo de pesquisa do museu e da Universidade de Quioto esclareceu as diferenças entre este peixe e espécies intimamente relacionadas e deu a ele o nome científico de Oncorhynchus biwaensis. É uma espécie de truta pescada no Biwako.  

A truta Biwa é um peixe de água doce da família do salmão que atinge um comprimento corporal de 50 a 60 centímetros. Em 1925, pesquisadores americanos deram a ela o nome científico de Oncorhynchus rodurus, e ela passou a ser considerada a mesma espécie da truta “amago”

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Entretanto, pesquisas realizadas desde a década de 1970 revelaram diferenças entre a truta “amago” e a truta Biwa. Em 1990, pesquisadores descobriram que se trata de uma truta autêntica do Lago Biwa, por isso o peixe ganhou o nome.

O grupo analisou a truta Biwa e comparou diversas características, como o formato dos olhos e o número de escamas em certas partes, com espécies intimamente relacionadas, amago e yamame.

Como foram encontradas diferenças claras, ela recebeu um nome científico em homenagem ao Lago Biwa, como uma nova espécie endêmica dessas águas. Um artigo resumindo os resultados da pesquisa foi publicado em um periódico acadêmico internacional em 21 deste mês.

A truta Biwa é classificada como uma espécie quase ameaçada na Lista Vermelha do Ministério do Meio Ambiente, e há uma possibilidade de que melhorias no rio reduzam as áreas de desova e levem à hibridização com espécies intimamente relacionadas.

O grupo espera que o reconhecimento desta nova espécie estimule maiores esforços de conservação do que nunca.

O museu exibirá a truta Biwa para confirmar que se trata de uma nova espécie de peixe, de 19 de julho a 28 de setembro.

Fonte: Kyoto Shimbun


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo