
Foto meramente ilustrativa de tsunami (PM)
Em meio ao boato nas redes sociais de que em 5 de julho ou neste mês ocorrerá um grande desastre no Japão – forte terremoto ou um tsunami sem precedentes – milhares de turistas de outros países da Ásia cancelaram suas viagens ao país nipônico.
Até o povo japonês está apreensivo.
Esse tipo de “desinformação” que rapidamente virou assunto nas redes sociais está causando um grande impacto na indústria do turismo e em outras áreas.
Artigos relacionados
Fonte desse boato
Esse boato tem origem em um mangá, intitulado Watashi ga Mita Mirai – Kanzenban (私が見た未来 完全版), o que traduzido para o português seria Edição Completa da obra O Futuro que Eu Vi. A autora é Ryo Tatsuki, japonesa, a qual publicou a versão original em 1999. Como a autora se tornou famosa por suas premonições, como o Grande Terremoto ao Leste do Japão em 2011, esse se tornou um best seller no Sudeste Asiático.
A autora tem várias outras obras, todas baseadas nos seus sonhos premonitórios. No caso desse mangá, não é diferente: traz na capa a frase “O verdadeiro desastre acontecerá em julho de 2025″.
Ela explica que “tive um sonho sobre um grande desastre. As águas do Oceano Pacífico, ao sul do arquipélago japonês, sobem”.
A partir disso, o boato de que um forte terremoto ou um tsunami gigante ocorreria nesse mês indicado viralizou. Entretanto, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) não pode sustentar o boato e negou claramente ter previsto um ou outros terremotos. “Histórias extremas se espalham rapidamente nas mídias sociais e plataformas de vídeo, e muitas pessoas as divulgam com boas intenções. Algumas pessoas espalham para ganhar mais acessos ou por diversão”, pontuou o diretor.
“Com o conhecimento científico atual, é impossível prever um terremoto com uma data, hora, local ou magnitude específica”, explicou Ryuichi Nomura, diretor-geral da AMJ. “Qualquer informação sobre previsões de terremotos provavelmente é uma farsa, então não há absolutamente nenhuma necessidade de se preocupar”, acrescentou.
Outro boato, o da Lei de Tokara
A Lei de Tokara, um outro boato que se espalhou pelo Japão, afirma que “quando houver muitos terremotos nas Ilhas Tokara, grandes terremotos ocorrerão em outras regiões”. Mas, isso não é “lei” e tampouco tem base científica, afirmou um representante da AMJ.
“Nunca pensei que tantas pessoas acreditariam nesse boato“, afirmou.
Fato: terremotos podem ocorrer a qualquer tempo no Japão

Foto ilustrativa de mãe com kit de emergência e a filha com capacete, diante de um desastre (PM)
Por outro lado, o Japão é um país onde um grande terremoto pode ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar. Confie somente nas informações que são divulgadas por especialistas, principalmente do governo.
Em tempos de incerteza, é especialmente importante verificar informações confiáveis e estar preparado, tanto dentro de casa, no local de trabalho, como também com um kit de preservação da vida.
Fontes: NTV e Mainichi







