Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Meta de mitigação dos desastres pelo megaterremoto definida: reduzir em 80% as 300 mil mortes previstas

| Política, Prevenção

Novo plano de prevenção de desastres visa reduzir em 80% as mortes causadas pelo megaterremoto Nankai Trough nos próximos 10 anos.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
megaterremoto

Imagem em CG da NHK, da área do temido Nankai Trough

O governo definiu e adotou um novo plano de mitigação de desastres visando reduzir em 80% o número de mortes, estimado em quase 300 mil pessoas, no caso do temido megaterremoto Nankai Trough, nos próximos 10 anos.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Em março, foi anunciado que, no pior cenário da ocorrência desse megaterremoto, com fortes tremores e um grande tsunami em ampla área, o número de mortos chegaria a 298 mil e o número de edifícios destruídos, a 2,35 milhões.

No Conselho Central de Prevenção de Desastres de terça-feira (1.º), o governo definiu a implementação do “Plano Básico para Promover Medidas de Prevenção de Desastres para o Terremoto de Nankai Trough” com base nessas novas estimativas de danos e estabeleceu “metas de mitigação dos desastres” para reduzir o número de mortes em aproximadamente 80% e o número de edifícios completamente destruídos ou queimados em aproximadamente 50% nos próximos 10 anos.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Esse plano de mitigação contra o megaterremoto foi formulado em 2014, igualmente com a previsão de reduzir o número de mortes em 80%, mas mesmo com as medidas implementadas nos últimos 10 anos, a redução seria de apenas 20%.   

Desafios para reduzir mortes e danos no megaterremoto

conselho megaterremoto 1

Imagem em CG de tsunami arrastando carros (NHK)

O governo citou que um dos motivos para o não alcance das metas é que medidas não foram implementadas nos últimos 10 anos. Embora não altere suas metas de “reduzir mortes em 80%” e “reduzir o número de edifícios completamente destruídos ou queimados em 50%“, o governo espera definir metas numéricas para cada medida no novo plano de prevenção de desastres. Também quer gerenciar o progresso anualmente para se aproximar das metas de redução de desastres.

O número de metas específicas, como as medidas contra tremores e tsunamis e o fortalecimento da infraestrutura, aumentará de 48 (em 2014) para 205, com ênfase particular em medidas para “proteger vidas” e “conectar vidas”.

Quanto às medidas de “salvamento de vidas” no megaterremoto para evitar mortes diretas, buscará eliminar em grande parte as casas que não são suficientemente resistentes a terremotos até 2035 e promover o uso generalizado de disjuntores sensíveis a terremotos como medida de prevenção de incêndios.

Megaterremoto: mais diques contra tsunami e mais abrigos estruturados

conselho megaterremoto

Conselho reunido na terça-feira (NHK)

Além disso, a taxa de construção de diques costeiros com a altura necessária para resistir a tsunamis e marés altas aumentará de 42% em 2023 para 50% até 2030.

Além disso, como parte das medidas de “salvamento de vidas” para reduzir as mortes relacionadas a desastres, o governo buscará fornecer o ambiente de vida que os abrigos de evacuação devem ter, como camas e banheiros, e aumentar a porcentagem de municípios que atendem aos Padrões Sphere, um padrão internacional para os direitos das vítimas de desastres, para 100% até 2030.

Também fortalecerá as linhas de vida aumentando a proteção contra terremotos dos sistemas de abastecimento de água e esgoto conectados a instalações importantes, como abrigos de evacuação, de 12% em 2023 para 32% até 2030.

Após a decisão de terça-feira, o governo planeja trabalhar rapidamente não apenas em âmbito nacional, mas também com os governantes locais e empresas públicas para ir resolvendo os problemas que têm soluções agora. 

Fontes: FNN e NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo