
Foto ilustrativa da ‘habu kurage’ (Wikimedia)
Okinawa oferece praias encantadoras, mas no verão é preciso tomar cuidado, tanto com as víboras venenosas habu (ハブ), quanto com a variedade de água-viva homônima (ハブクラゲ).
A picada da cobra ou da água-viva habu ou água-viva víbora pode ser mortal.
Em plena temporada, 19 deste mês, um grande número de águas-vivas foram avistadas ao redor do porto de Yonabaru Marina, na cidade de Yonabaru, desde o dia 12. Também há um grande número, muito acima do normal, na Praia Kirakira, na cidade vizinha de Nishihara.
Artigos relacionados
De acordo com autoridades da Praia de Kirakira, dois salva-vidas foram picados por águas-vivas víbora fora da área de natação da praia. Em ambos os casos, os ferimentos foram leves, mas se pessoas com pele sensível ou crianças pequenas forem picadas, sofrem choque e inchaço grave, podendo ser fatal.
Um salva-vidas da Praia Kirakira foi picado no tornozelo esquerdo enquanto tentava baixar uma moto aquática perto do píer, por volta das 9h do dia 18. “Foi como ser esfaqueado por um chicote elétrico”, disse ele.

Fotos cedidas pela prefeitura para o Ryukyu Shimpo
Foram instaladas redes na praia para impedir a entrada dessa variedade de água-viva, mas o risco de invasão não é zero por causa das grandes ondas. As verificações subaquáticas são realizadas diariamente pela manhã e, quando encontradas, são capturadas.
A recomendação é nadar sempre dentro da área permitida ou protegida com rede, independente da praia que visitar em Okinawa. As águas-vivas crescem nesta época, portanto, os danos aumentam entre julho e setembro.
Habu é um gênero de víbora venenosa encontrado nas ilhas Ryukyu (de Amami a Okinawa). O governo da província de Okinawa elaborou um folheto ilustrado e explicativo sobre essas víboras (toque aqui para ver).
→→→ Saiba o que fazer se for picado pela água-viva habu em Okinawa.
→→→ Saiba o que fazer se for picado por água-viva ou caravela portuguesa em outras praias.
Fontes: Ryukyu Shimpo e Gov. Okinawa







