O que fazer se for picado pela água-viva e caravela portuguesa

Os tentáculos podem causar uma espécie de queimadura, por isso, é preciso tomar muito cuidado. Caso ocorra de ser picado, veja o que fazer.

À esq. água-viva, medusa (PxHere) e à dir. caravela-portuguesa (Wikimedia)

Esses seres marinhos de aspecto bonito aos olhos das crianças são perigosos pois podem causar queimaduras e até choque anafilático. Na temporada de praias é preciso tomar muito cuidado com as águas-vivas e caravelas portuguesas, pois podem ser encontradas tanto na água como encalhadas na areia.

Publicidade

A mais popular nas praias do Japão é a água-viva medusa-da-lua, quase transparente, e seus tentáculos é que picam a pele com o contato. Segundo relatos de quem já passou por isso, é muito dolorido. 

O que fazer

Perna com picada de água-viva (JLA)

É preciso ensinar as crianças para que tomem cuidado. Mas, se ocorrer a picada da água-viva, seja nos pequenos ou em adultos, as providências imediatas são:

  • Lavar o local com água do mar. Jamais use água doce ou outro produto
  • Jogue vinagre no local afetado. Jamais use urina como indicam algumas pessoas. Mas, o vinagre só serve para a água-viva, por isso, no caso da picada por caravela portuguesa, não o use. Recomenda-se procurar um hospital
  • Retirar os tentáculos fazendo uma pinça com dois cartões de plástico (podem ser cartões de crédito ou de compras). Jamais use metal para isso
  • Se tiver uma garrafa PET gelada, pode aplicar no local depois de retirados os tentáculos

Evite o choque anafilático

O choque anafilático costuma ocorrer cerca de 10 a 15 minutos depois. Se a pessoa picada for alérgica, convém procurar um hospital imediatamente, para não correr o risco.

Uma recomendação útil é se banhar nos locais protegidos por rede, pois ela evita que as águas-vivas entrem na água.

Caso vá a uma praia sem rede, preste bastante atenção para verificar se não têm esses seres marinhos. Afinal, ninguém quer ter um passeio interrompido por isso. 

Na sacola de praia procure levar uma garrafa PET com vinagre e outra vazia, caso precise ir buscar água do mar para lavar o local ferido. Além disso, sempre confira se está levando o cartão do seguro saúde de todos da família.

Fontes: JLA e MSD Manuals

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brad Pitt diz sofrer de ‘cegueira facial’

Publicado em 8 de julho de 2022, em Notícias do Mundo

A prosopagnosia é uma desordem neurológica que pode fazer com que as pessoas tenham dificuldades em reconhecer mesmo familiares ou amigos.

O ator Brad Pitt em 2019 (banco de imagens)

O ator Brad Pitt disse em uma entrevista junto à revista GQ que ele sofre de cegueira facial, também conhecida como prosopagnosia, a qual faz com que ele tenha dificuldades em se lembrar dos rostos das pessoas.

Publicidade

Embora não tenho sido oficialmente diagnosticado, Pitt, de 58 anos, acredita que ele sofre da condição.

Ninguém acredita em mim”, disse ele. “Quero me encontrar com uma outra pessoa que tenha isso”.

Pitt disse à GQ que quer se lembrar das pessoas que ele conhece e teme que seu esforço tenha passado a impressão que ele é indiferente.

A prosopagnosia é uma desordem neurológica que pode fazer com que as pessoas tenham dificuldades em reconhecer mesmo familiares ou amigos, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde. O tratamento envolve desenvolver outras estratégias para reconhecer as pessoas, como focar em suas vozes.

Algumas pesquisas mostram que ela pode afetar 1 em cada 50 pessoas em certo grau.

Pitt falou sobre sofrer dessa condição em 2013, dizendo à revista Esquire que é por isso que ele fica muito em casa.

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!