
Crianças brasileiras participam de seminário sobre a bolsa da Mitsui (Imagem: PR Times)
A Mitsui firmou um acordo de cooperação com a cidade de Toyota (Aichi), visando a integração e o apoio a jovens com raízes estrangeiras no Japão. Com este acordo, a empresa vai expandir seu programa de apoio à carreira, parte de suas atividades em prol dos brasileiros no país, para impulsionar a participação deles na sociedade japonesa.
Desde 2005, a Mitsui concentra suas ações sociais em contribuição regional, meio ambiente e desenvolvimento de recursos humanos. Parte dessas iniciativas inclui o apoio ao aprendizado da língua japonesa e à educação de carreira para estudantes brasileiros, ampliando suas opções futuras e promovendo seu papel em uma sociedade cada vez mais globalizada.
A cidade de Toyota está lidando com a diminuição populacional devido ao envelhecimento, e vê nos jovens estrangeiros uma força vital para o crescimento econômico e social da região. A aliança com a Mitsui busca fortalecer a educação de carreira e melhorar as oportunidades de emprego e a retenção de talentos na área.
Artigos relacionados
Por meio dessa cooperação, a Mitsui utilizará sua experiência e materiais educacionais para aprimorar o ensino de japonês e a educação vocacional nas escolas públicas locais. Isso incluirá matchmaking entre empresas e estudantes, expansão de informações de carreira e introdução de modelos de carreira, além de suporte para níveis intermediário e avançado de aprendizado de japonês.
A empresa se compromete a seguir sua missão de ‘construir o futuro ao redor do mundo’, despertando o potencial dos jovens estrangeiros e contribuindo para a sustentabilidade e integração multicultural no Japão.
Desde sua introdução no Brasil, a Mitsui amplia suas iniciativas para fortalecer o entendimento mútuo entre os dois países, resolvendo questões enfrentadas pela comunidade brasileira no Japão através de bolsas de estudo, seminários de carreira e desenvolvimento de aplicativos de apoio ao aprendizado.
Bolsa de estudos de até ¥1,2 milhão
A bolsa de estudos criada pela Mitsui, que não requer reembolso, foi implementada para beneficiar estudantes brasileiros no Japão, com valores anuais variando entre 1 milhão e 1,2 milhão de ienes. A cerimônia de entrega, realizada no dia 20, contou com a presença de estudantes universitários brasileiros, que compartilharam suas experiências e seus sonhos para o futuro.
Uma estudante, Aline Yukihara, residente em Toyota (Aichi), destacou suas dificuldades iniciais de adaptação às diferenças culturais e educacionais. Após uma transição para uma escola brasileira, ela conseguiu retomar o estudo da língua japonesa e, com o suporte dessa bolsa, visa apoiar psicologicamente crianças que enfrentam desafios semelhantes.
Nesses últimos 30 anos, muitos nipo-brasileiros se estabeleceram no Japão. De acordo com a Agência de Serviços de Imigração, havia aproximadamente 210 mil brasileiros residindo no Japão no final do ano passado. Kumi Sakamoto, diretora da ONG Aidencha, observa que o acesso à educação superior entre jovens nipo-brasileiros tem aumentado, apesar dos desafios enfrentados pela comunidade.
Com o auxílio financeiro, os estudantes podem explorar novas possibilidades educacionais e seguir carreiras que antes pareciam fora de alcance. Esta bolsa representa um marco importante para o desenvolvimento educacional dos nipo-brasileiros no Japão.
Imagem: PR Times







