Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Brasileiro estreia como primeiro motorista de ônibus estrangeiro em Okazaki

| Comunidade, Sociedade

O brasileiro que passou por um severo treinamento para se tornar motorista de ônibus da Meitetsu, no ‘Modelo Okazaki’, teve cerimônia de estreia.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
motorista de ônibus

O primeiro motorista de ônibus estrangeiro da Meitetsu em Okazaki é brasileiro (@Mainichi)

Neste verão, estreou o primeiro motorista de ônibus estrangeiro, um brasileiro, treinado em um programa lançado pela prefeitura da cidade de Okazaki (Aichi), pelo governo da província e pela Meitetsu Bus.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

A iniciativa tem como pano de fundo a grave escassez de mão de obra no setor de ônibus, e a futura expansão está atraindo atenção. 

“O mais importante é transportar os passageiros com segurança aos seus destinos. Vou me esforçar para dirigir com segurança”, disse o motorista brasileiro Kenji Suzuki, de 39 anos. Ele é sansei (terceira geração) e obteve a cidadania japonesa há mais de 10 anos.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Ele se mudou de Tóquio para a cidade de Okazaki em outubro passado com o objetivo de se tornar motorista de ônibus. Após concluir o programa de direção necessário em uma escola de língua japonesa, ingressou na Meitetsu Bus em fevereiro deste ano.

Após obter a carteira de habilitação para veículos pesados Classe 2 e passar por treinamento interno, começou a trabalhar sozinho na cidade no final de julho.

A cerimônia de estreia do motorista de ônibus foi realizada no terminal rodoviário da cidade em 8 deste mês. Após receber incentivo do governo e dos representantes da Meitetsu Bus, o brasileiro subiu ao banco do motorista de um ônibus lotado de passageiros e partiu lentamente com uma expressão séria no rosto.

O segundo motorista de ônibus estrangeiro sob esse sistema, nomeado como Modelo Okazaki, aguarda sua estreia.

Suzuki tem experiência como funcionário haken de fábrica e expressou sua gratidão. “Sou grato por poder trabalhar como funcionário em tempo integral“, disse o brasileiro. Seu próximo objetivo é “melhorar na direção, pois ainda fico nervoso ao dirigir”.

A cidade de Toyota também conta com dois motoristas de ônibus estrangeiros, sendo um deles brasileiro.

Fonte: Mainichi


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo