
Foto ilustrativa de temperatura a 40ºC (PM)
A nova onda de calor tórrido chegou, conforme a previsão e alerta antecipado emitido pela Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), e se espalha pelo arquipélago a partir do último fim de semana do mês de agosto.
As temperaturas das regiões Kanto e Tokai podem chegar a 40°C. Se isso, de fato acontecer, será um calor sem precedentes no fim do mês de agosto, pois nunca na história chegaram a 40ºC nessa época do ano.
Prevê-se máxima de 40ºC na cidade de Kumagaya (Saitama), no sábado (30). Além disso, 39°C em Nagoia (Aichi), Maebashi (Gunma), Kofu (Yamanashi) e Gifu (província homônima). Em outros locais, a previsão é de 38°C em Quioto (província homônima), 37°C no centro de Tóquio e Okayama, 36°C em Osaka, Toyama e Kumamoto.
Artigos relacionados
A previsão indica que até terça-feira (2), o calor tórrido deverá continuar, com temperaturas acima de 35ºC. Se acontecer, será mais uma quebra de recorde de dias de calor extremo em um ano.
De acordo com a AMJ, um sistema de alta pressão continuará a cobrir vasta área do leste e oeste do Japão no fim de semana, causando aumento das temperaturas em ampla área.
Calor tórrido e aumento do risco de insolação
A AMJ anunciou alerta de insolação para 30 das 47 províncias do país, de Kanto a Kyushu, exceto Hokuriku, no sábado.
As províncias por região são as listadas abaixo.
- Kanto-Koshin: Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Tóquio, Chiba, Kanagawa e Yamanashi
- Tokai: Shizuoka, Aichi e Mie
- Kinki: Quioto, Osaka, Hyogo e Wakayama
- Chugoku: Okayama, Shimane, Tottori e Hiroshima
- Shikoku: Tokushima, Kagawa, Ehime e Kochi
- Kyushu: Yamaguchi, Fukuoka, Oita, Nagasaki, Saga, Kumamoto e Miyazaki
Como a previsão é de calor tórrido no domingo (31), o clima pode ser considerado perigoso à saúde, com máximas de 39°C em Nagoia e 38°C em Osaka, é preciso redobrar os cuidados contra a insolação até por volta de 5 de setembro.
Recomenda-se precauções rigorosas, como permanecer em um ambiente fresco, usar o ar-condicionado adequadamente, repor líquidos e ingerir sal, e não praticar esportes ou trabalhar ao ar livre.

As 30 províncias em roxo, sob alerta de insolação (AMJ)
Fontes: Yahoo!, AMJ e NHK







