
Inspeção surpresa na JAL após incidente com piloto alcoolizado (imagem ilustrativa/PM)
A Japan Airlines (JAL) emitiu um pedido de desculpas após um de seus pilotos ter sido afastado por consumir álcool antes de um voo internacional no final de agosto.
De acordo com o site FNN, que relatou o incidente citando uma fonte não identificada, o Ministério dos Transportes realizou uma inspeção surpresa na sede da companhia na quarta-feira (3).
A JAL se recusou a comentar sobre o relatório da auditoria do governo. O ministério também não comentou sobre o assunto.
Artigos relacionados
Segundo a FNN, o capitão foi afastado após ter sido descoberto que ele havia consumido álcool antes de um voo de Honolulu, no Havaí, a Tokoname (Aichi).
Três voos de Honolulu sofreram atrasos de cerca de 18 horas no dia 28 de agosto devido ao incidente, relatou a TV Tóquio na terça-feira (2).
O incidente segue ocorrências anteriores envolvendo álcool e pilotos da JAL, que levaram a companhia a garantir uma supervisão de gestão mais rigorosa.
Em dezembro, o Ministério dos Transportes emitiu um aviso de melhoria de negócios para a JAL após vários incidentes aéreos em 2024, incluindo o consumo excessivo de álcool por um piloto.
O presidente da JAL, Yuji Akasaka, em fevereiro, foi afastado da responsabilidade de supervisionar medidas de segurança, e os salários de Akasaka e da CEO Mitsuko Tottori foram reduzidos em 30% durante dois meses.
Outros gerentes seniores foram rebaixados como parte de medidas corretivas. Em 2018, Akasaka teve seu salário reduzido em 20% por três meses após um incidente separado envolvendo álcool com um piloto.
“Estamos empenhados em trabalhar como empresa para garantir a implementação completa de medidas para prevenir recorrências”, afirmou a JAL em seu comunicado de quarta-feira.
Fonte: JT







