
OCDE aponta que o Japão tem um dos menores investimentos em educação entre seus membros (imagem ilustrativa/OCDE)
Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que os gastos do Japão com educação foram o quarto menor entre 37 nações membros.
O Japão destinou apenas 8% do gasto governamental total à educação em 2023, uma cifra mais de três pontos percentuais abaixo da média da OCDE, que é de 11,5%.
Os países com investimentos inferiores ao Japão são Itália, Colômbia e Grécia.
Artigos relacionados
Por outro lado, a Suíça liderou a lista, com 16,9%.
O estudo também destaca que o gasto público anual japonês por estudante em universidades e outras instituições de ensino superior foi cerca da metade da média dos membros da OCDE, configurando a décima posição mais baixa.
Apesar de o Japão ocupar o quarto lugar na taxa de graduação universitária, com 66%, a influência do histórico acadêmico dos pais na educação dos filhos é maior no Japão e as bolsas oferecidas são menores que a média da OCDE.
Mensalidades elevadas
A OCDE aponta que as mensalidades no Japão são elevadas, enquanto a ajuda financeira pública, como bolsas de estudo, tende a ser reduzida.
O relatório sublinha a importância de oferecer suporte para que crianças motivadas possam continuar seus estudos sem serem influenciadas pelo histórico familiar.
O Ministério da Educação do Japão reafirma que a educação superior é uma fonte crucial de poder nacional, por isso se compromete a aumentar o investimento antecipado no futuro.
Fonte: NHK







